Descripción de la Exposición
“Não se nasce mulher, torna-se mulher.”
Simone de Beauvoir
É com a desafiadora proposta de falar sobre corpos femininos que nasce essa exposição que reúne artistas mulheres de diferentes gerações e manifestações artísticas. Se na história da arte tradicional as mulheres ocupam os papéis de musas objetificadas, nessa mostra reunimos as pesquisas e olhares para o corpo feminino e suas questões a partir das próprias mulheres. Longe de ser pioneira, Mulherio surge a partir de uma necessidade constante de pensarmos como e o que é ser mulher na sociedade em que vivemos. Para isso, a referência histórica do nome ancora essa ânsia em criar um corpo imaterial e reflexivo que projete reinvindicações, inquietações e vivências tendo a exposição e seus desdobramentos como ferramentas de afirmação social, política, artística e cultural.
No mundo contemporâneo, onde as fronteiras entre o feminino e o masculino se fluidificam a favor de percepções e vivências mais plurais, o corpo como fonte primal se apresenta como suporte e ferramenta para essas múltiplas estruturações. Para observar essas dinâmicas, articularemos três núcleos temáticos interrelacionados: FORÇA – corpos em resistência; GESTO – corpos em ação e ÂMAGO – corpos íntimos.
Começo sem fim, do meio e para o meio, a exposição Mulherio vem para reafirmar posicionamentos, confrontar desafios, remarcar espaços e acima de tudo celebrar o ser feminino como elemento que estrutura emocionalmente, espiritualmente, socialmente e politicamente as nossas existências.
Viviane Matesco, Marcus Lontra e Rafael Peixoto
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España