Descripción de la Exposición
FECHA DE CLAUSURA SIN CONFIRMAR
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná reabre nesta quinta-feira, dia 15 de março, com a exposição “Movimento – mostra do acervo”. São obras que reproduzem a impressão de deslocamento – movimento, a partir da utilização de variadas técnicas e formas de expressão das artes visuais. A entrada é gratuita.
O curador Ronald Simon explica que o movimento está presente na arte desde a pintura rupestre da pré-história, em cenas de danças, rituais e caças. “Essa representação, entretanto, passa a ser executada de forma mais deliberada no Impressionismo, como em Manet (No Café) e Degas (A aula de dança), por volta de 1870”, comenta.
A fotografia, por exemplo, impulsionou vários impressionistas a buscar a representação de conceitos como velocidade e passagem do tempo em suas pinturas. Assim como os desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX foram fundamentais, segundo o curador, para o surgimento do Futurismo (1909), manifestação artística que radicalizou na tentativa de representar o movimento.
Para Simon, o auge das manifestações direcionadas na reprodução do movimento surge com a pintura gestual no Abstracionismo do século XX. “O movimento como expressão artística foi fundamental para o surgimento de diversas correntes nas artes visuais”.
Nesta mostra, o movimento está presente tanto como elemento fundamental da obra quanto como parte integrante dela. Participam os artistas Arlindo Daibert, Bruno Borne, Burle Marx, Carlos Eduardo Zimmermann, Carlos Zílio, Claudio Alvarez, Clóvis Graciano, Debora Santiago, Eduardo Freitas, Francisco Cuoco, Guinski, Humberto Espíndola, Isis Gasparini, Ivens Fontoura, Jader de Siqueira, Juliane Fuganti, Laura Miranda, Liber Fridman, Lívio Abramo, Luiz Áquila, Marcelo Caldas, Marcos Benjamim, Marcos Chaves, Marcus André, Pablo Valeriano, Patricia Osses, Paulo Garcez, Paulo Nesadal, Raul Córdula, Raul Cruz, René Bittencourt, Sergius Erdelyi e Uiara Bartira.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte