Descripción de la Exposición
A partir de sua experiência como designer gráfico - que, a princípio, trabalha com linhas, formas e equilíbrio no plano bidimensional - o artista paulistano Paulo Otavio passa à tridimensionalidade, explorando as formas fundamentais encontradas na natureza e no cotidiano universal, nas 22 esculturas que compõem a mostra Movimento Constante – esculturas de Paulo Otavio, que ficará em exposição no Museu Afro Brasil a partir do dia 25.
Tais formas, nas palavras de Paulo Otavio, ”são referentes ao remoto tempo das teorias geométricas, utilizadas desde sempre nas diversas civilizações, na manipulação do homem sobre a matéria, nas construções, nos objetos. Dessa maneira, não pertencem a esse passado nem ao futuro. São permanentes, atemporais.”
Na série que o artista traz ao Museu Afro Brasil, o artista trabalha a partir do círculo – a forma primordial, do todo – e potencializa linhas e volumes. O trabalho, com poética própria, traz também a herança do construtivismo russo e do neoconcreto brasileiro – movimentos que também se relacionam com o design gráfico. Nas peças mais recentes a essência da forma pura se apresenta em suaves e precisos volumes.
Designer gráfico há 30 anos, o artista Paulo Otavio produz esculturas em aço carbono, tendo iniciado na técnica com Marcelo Mello em 2007. Realizou, em janeiro de 2012, uma mostra na Estação Luz do Metrô de São Paulo, integrando o projeto Linha da Cultura.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España