Descripción de la Exposición
O BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado realizam a mostra on-line Instante Suspenso, que exibirá os filmes vencedores do 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento. A mostra conta com 24 curtas, sendo 20 contemplados com o Prêmio e 4 suplentes que receberam Menção Honrosa, além de debates e um curso on-line gratuito. Os filmes permanecem disponíveis durante todo o período da mostra em sessões especiais na plataforma CineHumbertoMauroMAIS de 26 de fevereiro até 14 de março de 2021. As exibições possuem versões em Libras, Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Audiodescrição, garantindo acessibilidade para todos os públicos.
Esta edição do Prêmio foi adaptada para uma nova modalidade de execução diante da situação de enfrentamento da COVID-19, e propôs a temática norteadora Instante Suspenso: narrativas de um tempo de isolamento, buscando novas reflexões sobre os desafios do tempo presente e retratos históricos deste momento. O 6º Prêmio BDMG Cultural / FCS de curta-metragem de baixo orçamento teve como objetivo premiar e estimular a cadeia produtiva voltada para profissionais independentes do cenário audiovisual mineiro, e integra o Projeto Arte Salva, iniciativa do Governo de Minas Gerais que reúne uma série de ações de apoio às cadeias produtivas da Cultura e Turismo.
Olhares múltiplos – A Comissão de Seleção do Prêmio foi composta por André Novais (cineasta e roteirista), Luís Fernando Moura (curador e programador) e Ursula Rösele (doutora e pesquisadora). Em trecho da ata da Comissão, os avaliadores destacam que os curtas comtemplados abarcam uma pluralidade de olhares e afirmam pontos de vista não hegemônicos. “Encontramos uma série de recorrências cênicas, temáticas ou estruturantes: o isolamento social, a comunicação remota, o diário e o retrato domésticos, o comentário ou o conclame político, a recuperação e a ressignificação de arquivos e documentos, pessoais ou coletivos, a saudade ou a melancolia, a observação, a espiritualidade, o reencontro ou a convivência, a manifestação do corpo, do desejo ou da sexualidade, entre visões mais sóbrias ou delirantes do cotidiano, da história e do cinema”.
Ainda segundo a ata da Comissão de Seleção, os curtas premiados passam pelas tradições do documentário, da ficção, do ensaio, do filme de arquivo, da performance e das artes visuais, do teatro filmado, do filme militante e da animação. “De maneira geral, o conjunto [de selecionados] traduz diferentes lugares de experiência, marcados por vivências distintas de classe, gênero, raça, sexualidade, geração, geografia, e logo, sempre indissociavelmente, de modos de conceber e realizar um filme como expressão, particular e fecunda, do indivíduo e da coletividade”, (leia aqui a ata da Comissão de Seleção na íntegra).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España