Descripción de la Exposición
Há três anos o Instituto de Artes tem organizado a mostra de seus artistas formandos em centros de artes da cidade, expandindo sua repercussão para além do campus acadêmico e tornando público a pesquisa de seus estudantes.
Este ano o Instituto de Artes reativa a parceria com o Centro de Artes Hélio Oiticica iniciada no ano passado com a mostra Formação 2016 e reedita a mostra com os formandos de 2017, exibindo o trabalho de 20 artistas do curso de Artes Visuais.
A mostra configura-se, já pelo segundo ano consecutivo, como uma trincheira institucional, resguardando a importância da pesquisa acadêmica num contexto de desmantelo do estado exercido pelos governos do PMDB. Como é do conhecimento de todos, a UERJ, assim como boa parte dos serviços vinculados ao governo do estado, passa por um momento de extrema dificuldade, operando mediante à um panorama severo de corte de verbas. Diante disso, faz-se mais que necessário a realização dessa exposição, revelando a qualidade da produção universitária fruto de um corpo docente comprometido com a manutenção da educação publica de excelência e da resistência de alunos - artistas que acreditam no poder da subjetividade em tempos nebulosos.
O Bacharelado em Artes Visuais é cumprido em 4 anos, sendo que o último ano é dedicado a elaboração e aprofundamento das pesquisas individuais. A mostra em questão tem a pretensão de exibir o resultado prático dessas pesquisas - apresentadas como instalação, escultura, pintura, gravura e vídeo. As características do alunato da UERJ, primeira universidade a aderir ao sistema de cotas no país, revelam-se na produção de seus trabalhos – trazendo a tona questões atuais ligadas ao contexto político em que vivemos, às questões de gênero, ao feminicídio e a violência sexual, à problemática do racismo e a crítica às imposições de uma sociedade baseada na imagem e no consumo.
Já pelo segundo ano, a mostra Formação tem o mérito de integrar os três cursos do Instituto de Artes da UERJ. No caso, alunos formandos do curso de História e Crítica da Arte foram convidados a acompanhar a produção dos formandos do curso de Arte Visuais e escrever textos para a publicação-catálogo que será lançada durante o período da exposição. Da mesma forma, os formandos do curso de Licenciatura em Artes Visuais foram convidados à produzir atividades de mediação que serão desenvolvidas em três datas de agosto.
Este ano, pela primeira vez, os artistas expositores defenderão suas monografias de final de curso no Centro de Artes Helio Oiticica, diante de uma banca acadêmica e aberta ao público – tornando possível a toda comunidade o conhecimento de seus projetos de pesquisa.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España