Descripción de la Exposición
Ana Roldán, artista Suíça-mexicana que vive em Zurique (Suíça), é a primeira artista a ser convidada para a residência da Verbo SLZ, que ocorrerá em novembro de 2018. No dia 13 de novembro, a partir das 18h, Ana Roldán participará de uma conversa aberta ao público, no Chão SLZ.
A residência da Verbo SLZ acontecerá no Chão SLZ, em parceria com a Cozinha Ancestral e Cadê Beltrano, articulações que atuam juntas no espaço localizado no centro histórico de São Luis, no Maranhão. Ana Roldán participa do projeto de residências da Verbo SLZ com apoio do programa na América do Sul «COINCIDÊNCIA» da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.
Simultaneamente a residência, a Verbo SLZ apresentará durante o mês de novembro a Mostra de filmes e vídeos Verbo SLZ, composta por três programas de filmes e videos. O programa 1 conta com uma seleção de registros de ações apresentadas durante as 14 edições passadas da Verbo, em São Paulo. O programa 2, criado por Thereza Farkas, apresenta filmes e vídeos que pertencem ao Acervo Histórico Videobrasil. Já o programa 3 conta, por sua vez, com uma seleção dos filmes e vídeos apresentados na Verbo 2018 em São Paulo.
O artista Fabio Morais participa do programa 1 da mostra com o registro da ação “The Imbecil”, apresentada na Verbo 2016. Na ação, alguém lê um jornal totalmente em branco onde apenas o título “The Imbecil” aparece impresso na capa. O performer lê durante todo o tempo, ora alheio ao entorno, ora interagindo com as pessoas. Durante a mostra, serão distribuídas gratuitamente cópias do jornal para o visitante que quiser reencenar a ação, reproduzindo de forma voluntária e silenciosa uma das estruturas do capital.
Ao fim de cada programa da mostra ocorrerão também conversas abertas ao público sob coordenação de Camila Grimaldi e Dinho Araujo (Chão SLZ) , Sara Panamby e Tathy Yazigi.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España