Descripción de la Exposición
Uma exposição cujo recorte apresentará parte dos principais trabalhos desenvolvidos ao longo dos mais de 50 anos de trajetória do artista brasileiro Montez Magno, além de um conjunto de obras e projetos não realizados capazes de destacar o caráter imaginativo e inventivo desse artista.
“Montez Magno: Algúria” reúne um conjunto de mais de 80 trabalhos que destacam a ficção visionária do artista, cujos exercício de imaginação remetem a campos diversos, como o urbanismo, a paisagem e a música. Montez Magno usou de toda sua engenhosidade para criar a partir da poesia, da pintura e da escultura.
MATERIAIS SIMPLES E COTIDIANOS
Montez Magno trabalhou com materiais como sabão em barra, giz, bolas de isopor, dados, atribuindo-lhes novos sentidos. Em sintonia com práticas de “anti-arte”, vigentes das vanguardas modernas aos experimentalismos das décadas de 1960 e 70, o artista criou a série Cidades Imaginárias (1972-). No projeto, Montez prospectou arquiteturas de cidades e museus usando materiais como partir de canos, dobradiças e tubos de papelão. Foram incontáveis as maquetes seguidamente criadas e desmontadas pelo artista.
Sobre o artista
Montez Magno de Oliveira (Timbaúba, Pernambuco, 1934). Começa sua produção nos anos 1950, trabalhando com linguagens distintas como a poesia, a pintura, a escultura, a fotografia, o desenho, dentre outras. Sua primeira exposição individual acontece no Instituto dos Arquitetos do Brasil, em Recife, em 1957. A partir de 1960, publica artigos e pesquisas sobre arte em jornais brasileiros, mantendo uma prática crítica que remonta aos anos de 2010. Torna-se bolsista do Instituto de Cultura Hispânica entre 1963 e 1964, o que lhe permite viajar por vários países da Europa. Com o Prêmio recebido no I Salão Global do Nordeste, viaja para Europa e Argélia a estudos em 1975, experiência a partir da qual surge o conto “Algúria” (1975).
De volta ao Brasil, reside um tempo no Rio de Janeiro e, posteriormente, mudando-se para Olinda Pernambuco), leciona escultura na Universidade Federal da Paraíba. Publicou mais de quinze livros com seus poemas e escritos, bem como ilustrou trabalhos de autores diversos, como Osman Lins. Participou de mostras importantes como edições da Bienal de São Paulo e do Panorama da Arte Brasileira. Suas obras encontram-se em acervos públicos e privados de todo o Brasil e do exterior.
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España