Descripción de la Exposición
Este projecto consiste na primeira exposição individual de desenho do autor.
O pintor utiliza, pela primeira vez, uma técnica de desenho na qual, através do gesto (inexpressivo?) de riscar linhas, chega a um entendimento alternativo de imagem, como produto de um processo laborioso muito lento e exaustivo.
Os desenhos, de cariz figurativo, recuperam elementos de composições de autores máximos da tradição visual ocidental, tais como Jan van Eyck, Benozzo Gozzoli, Pieter Bruegel (o Velho), Hendrick Avercamp, Rembrandt van Rijn, Giovanni Battista Piranesi, Odilon Redon, ou Alfred Kubin, mas também são resultado da manipulação de fotografias pessoais do autor. Nesse sentido, todas as imagens apresentadas são “falsas” na sua origem, contudo verdadeiras no acto da sua concretização.
O título da exposição - Mistério Tremendo - radica na expressão latina Mysterium Tremendum et Fascinans oriunda do contexto teológico, que formula algo tão complexo quanto a noção de Deus, mas também se reporta a todo o mistério implícito no acto criativo contemporâneo.
Mistério Tremendo constitui-se como a primeira de duas exposições de desenho de Rui Serra. Na segunda, num futuro próximo, o autor irá revelar o Mistério Fascinante implícito no modo como concebe imagens e vê a realidade.
Exposición. 11 abr de 2025 - 28 sep de 2025 / Museo Guggenheim Bilbao / Bilbao, Vizcaya, España
Formación. 08 may de 2025 - 17 may de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España