Descripción de la Exposición
(...) A matéria concentra, em si, afectos (não lhe são exteriores, nem imputados). O afecto é, aqui, compreendido como um composto sensível libertado pelo processo de individuação da matéria (e não como pertencente a um sujeito), que resulta na capacidade desta de criar diferentes estados como atracção, empatia, horror, repulsa (entre outros), independentes de uma emoção subjectiva. Retomando o modelo de modulação de Simondon, pensamos nas diferentes potências da matéria, que se encontra em devir constante, como afectos intrínsecos à matéria (tendo em consideração que esta resulta de um duplo processo de individuação, como definimos).
As obras seleccionadas de Keke Vilabelda, Daniela Ventura Ângelo, Nora Aurrekoetxea, Jong Oh e Pilar Mackenna exploram, de formas muito distintas, esta relação entre matéria e afecto, partindo de uma experimentação sobre os materiais, sobre as próprias substâncias de que são compostos e as forças que concentram, as quais encontram, na passagem a matéria expressiva, uma composição distinta, desenhando um novo campo energético (ou vibração imanente), libertado pelos gestos, pelas linhas, pelas cores. Este é, ainda, intensificado pelo encontro entre as diferentes obras, produzindo diferentes reverberações e ressonâncias, que aumentam sempre que nos situamos no cruzamento de forças opostas (como por exemplo, entre a força da gravidade e a suspensão, entre peso e leveza) ou entre-forças que actuam por continuidade (entre matérias que se encontram na mesma cadeia de transformação, como por exemplo, do mineral). Simultaneamente, as ressonâncias, que surgem entre formas nalguns desses encontros, reenviam as forças para a matéria, nesse sentido que ambas - forma e matéria - se constroem mutuamente. (...)
Susana Ventura
Texto de exposição para Matter-Affect (excerto)
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España