Descripción de la Exposición
O artista Cristiano Lenhardt expõe novamente na Galeria Amparo 60, a partir do próximo dia 5 de novembro. Sua última exposição, Planalto, aconteceu em junho de 2013. Agora, ele vai apresentar ao público a exposição Matéria Superordinária Abundante, composta por obras inéditas. Há um misto de técnicas: desenho, pintura, fotografia, vídeo, instalação e colagem, utilizando materiais diversos como adesivo perfurado, tela de alumínio, plástico, papelão, madeira.
Nas obras, nenhum dos encaixes é estanque. "Porque tudo só existe enquanto a força que sustenta é maior do que a força que puxa o contrário", diz. Assim, os materiais e as formas se relacionam em Matéria Superordinária Abundante, que apresenta arranjos que se estabelecem por meio de configurações positivas geradas por uma atenção que desconfia da sentença final.
O artista conta que sempre observou o tipo de organização social dos índios no Brasil e sua cultura, tendo se aprofundado de uns anos para cá. Ele compartilha da ideia de alguns autores de que a vida indígena seria o que poderia mudar o rumo da sociedade no Brasil. "Falo de um ponto de vista em que acredito que essa terra é indígena e deveria ser respeitada como tal, só que não é assim e nem nunca foi", pontua.
Os trabalhos apresentados em Matéria Superordinária Abundante são feitos sob o que restou ao artista de uma lógica indígena. Numa caminhada dispersa e atenta, ao mesmo tempo, ele observa os vestígios que seus vizinhos deixam de suas vidas trabalhadoras. "Junto materiais da rua e neles faço pequenas alterações e tento entendê-los em outro contexto, por outra perspectiva. Estou morando no centro do Recife, bem no meio do comércio, com serviços como marcenaria, e o lugar dos moradores de rua. O rejeito é matéria-prima que divido com catadores sob o legado de Rauschenberg, Oiticica, e das longas caminhadas indígenas para coleta", explica.
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España