Descripción de la Exposición
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Diretoria de Artes e Culturas Integradas de Uberlândia (MG), apresenta a exposição “Match!”, da artista carioca Júnia Azevedo. Com texto crítico de Renato Rezende, a mostra fica em cartaz de 12 de junho a 9 de agosto, na Galeria de Arte Geraldo Queiroz, no Fundinho. “Match!” traz retratos inéditos em grafite sobre papel, onde a artista registra como homens de meia-idade, em sua maioria brancos, héteros e urbanos, se apresentam em um site de paquera virtual. Entre o singelo e o irônico, o conjunto acaba por revelar aspectos simbólicos da nossa sociedade. Realizada por meio de edital, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, com entrada franca.
Num aplicativo de encontros, um candidato tem poucos segundos para se vender: uma boa foto, um par de frases e é tudo. Em um arrastar de dedos, o pretendente pode ser sumariamente descartado. “Com base nessa mecânica, comecei a pesquisar como homens de meia idade se apresentam nesses sites de relacionamento. Que fotos escolhem, o que dizem de si, o que eles acham que pode ser atrativo para uma mulher? Assim nasceram os retratos da série Match!”, revela a artista. Ao todo são 10 desenhos expostos em moldura tipo caixa de madeira, no formato de 27cm X 38 cm.
Segundo Renato Rezende, o resultado são obras que nos provocam, desestabilizando-nos entre o repúdio e o terno, entre o estético e o ético, entre o trágico e o risível. “Esse é o grande trunfo da artista. A obra de Júnia é feminista, sem ser moralista; é crítica, sem ser simplória; é perversa, sem ser sádica. Apenas aparentemente simples, as obras expostas são maduras, complexas. Abalam o patriarcado, com sua abordagem irônica, mas ao mesmo tempo funcionam como um espelho, causando-nos incômodo ao dar a pensar nosso próprio ridículo”, explica.
Com a exposição, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia pretende oferecer espaço e visibilidade à produção de artistas de artes visuais de outras localidades, promovendo o intercâmbio artístico-cultural com a comunidade local.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España