Descripción de la Exposición
O Instituto Tomie Ohtake é um dos poucos centros culturais no Brasil que carregam em seu título o nome de uma artista mulher. Com base nesse dado, é imprescindível manter vivo o legado da artista, que se dá, também, pela atuação de seus filhos. Sejam as formas sinuosas e cores vivas típicas da produção da artista, que influenciam o projeto arquitetônico de Ruy Ohtake para este Instituto, ou ainda pelo caráter democrático e experimental da sua obra que aparece na atuação como gestor cultural de Ricardo Ohtake – incluindo a gestão desta instituição desde a sua inauguração, em 2001.
As obras de Tomie Ohtake já ocuparam todos os espaços expositivos do Instituto – notadamente esta sala, carinhosamente intitulada de Sala Permanente. Mesmo assim, dada a produção de mais de 60 anos da artista, são inesgotáveis as possibilidades de ressignificação de sua obra, bem como a revelação de camadas da artista que permanecem inéditas.
"Máscaras e Flôrs: os papéis de Tomie Ohtake" exibe pela primeira vez um recorte cujo enfoque não são as obras, mas sim os papéis, documentos e revistas que se encontram no acervo pessoal da artista, em sua casa-ateliê, também projetada por Ruy, e onde ela viveu desde 1970 até falecer, em 2015.
A casa-ateliê de Tomie Ohtake, poucas vezes aberta ao público e ocasionalmente mediada pelas histórias de Ricardo, tem parte de suas gavetas abertas por meio desta exposição. Máscaras e Flôrs é uma oportunidade de apresentar uma dimensão ainda pouco conhecida de Tomie Ohtake, seu legado imaterial que se manifesta nas lembranças daqueles que a conheceram e na memória de um cotidiano incansável.
A exposição Máscaras e Flôrs só se fez possível com o apoio e incentivo de instituições e pessoas que trabalham para que a memória de Tomie Ohtake se mantenha sempre viva. O Instituto Tomie Ohtake agradece ao Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, Brasil, União e Reconstrução – Governo Federal, assim como Aché, BCG e Verde Asset, pela parceria fundamental. Além disso, destacamos as importantes pesquisas de Carolina de Angelis, Casimiro Xavier de Mendonça, Miguel Chaia e Olívio Tavares de Araújo, e agradecemos a hospitalidade e zelo com a casa de Jane dos Santos Lima, Rosa Maria dos Santos Lima e José Carlos Pezybyn.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España