Descripción de la Exposición
Marxismo, rimmel, gás reúne a obra de cinco artistas brasileiros em atividade cujas pinturas, vídeos e esculturas oferecem diferentes abordagens sobre mitos. Cada qual olha para mitologias que habitam o imaginário coletivo brasileiro de maneiras diversas: seja através da cosmogonia indígena – na obra de Carmézia Emiliano e Janaina Wagner –, por um olhar católico-pagão-feminista – como é o caso de Maria Konder –, ou apontando para os clichês que caracterizam regiões como Brasília e São Paulo – como faz Guerreiro do Divino Amor. As pinturas de Nilda Neves, com seus barcos e caravelas, remetem a própria mitologia que envolve a vinda dos portugueses ao Brasil em 1500; expostas em Portugal vindas do Brasil, elas percorrem o caminho inverso ao ‘descobrimento’, tanto simbólica como materialmente.
O título é emprestado do poema O Mito, do também brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que descreve o fascínio do poeta por uma musa inalcançável. A mostra é um esforço para dissociar o termo ‘mito’ de Jair Messias Bolsonaro, que apesar de ser uma velha raposa da política brasileira, foi colocado como ‘mito’ por seus apoiadores, numa tentativa de traçar um paralelo entre sua ascensão ao poder e a de Donald Trump nos EUA. Marxismo, rimmel, gás, por outro lado, foca nos mitos que merecemos.
Texto e curadoria de: Maria do Carmo Pontes
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España