Descripción de la Exposición
A inauguração dos 119 Marvila Studios tem lugar com o vernissage da exposição Marquise de Sá, da artista Rita Sá no dia 30 de Setembro, das 17h às 21h. Rita Sá apresenta nesta exposição um conjunto de obras com uma forte componente biográfica. Esta é a segunda exposição a solo de Rita Sá com curadoria de Sandra Pires, tendo a primeira sido em Nova Iorque em 2010 onde ambas residiam.
Rita Sá
Nascida em Lisboa em 1980, Rita Sá conclui o curso de belas artes na sua cidade natal, seguida do Mestrado em Arte digital na SVA School of Visual Arts em Nova Iorque. A sua prática artística inclui animação digital, desenho e pintura, e o seu trabalho diz respeito a novas práticas sociais à medida que as tentamos abraçar. Partindo dos primórdios das redes sociais até aos hackerspaces, dos emojis até à maternidade, o trabalho de Rita Sá é construído numa busca de interpretação de papéis e comportamentos sociais.Vive e trabalha em Lisboa e desde 2014 tem dedicado grande parte do seu tempo aos seus três filhos.
Sandra Pires
Sandra Pires, originalmente de Bragança, obteve a sua licenciatura em arquitetura no Porto e mudou-se para os E.U.A. pela primeira vez para documentar pontes históricas para a Biblioteca do Congresso em Washington DC. Concluiu o Mestrado em Urban Design na Universidade de Michigan. Mudou-se para Nova Iorque em 2005, onde trabalhou para prestigiosos ateliês de arquitetura como Zurita Architects, Gensler, SOM, e Estee Lauder Companies. Enquanto esteve em Nova Iorque, iniciou com duas amigas com quem morava o 255Canal, uma galeria e espaço para eventos que funcionava a partir da sala de estar do seu loft no bairro de Soho, acolhendo regularmente exposições de arte, jantares temáticos, workshops e concertos. O local foi apresentado em várias publicações e artigos de arte, entre os quais Alternative Histories - New York Art Spaces 1960-2010 com curadoria da agora extinta Exit Art.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España