Descripción de la Exposición
A mostra “Maria Leontina: da forma ao todo” investiga o modo como a artista se relacionava com os objetos que colecionava, tão caros em sua produção, na busca incessante pela tradução em imagens do que as mãos poderiam sentir. Observando o percurso da artista, da figuração até a abstração lírica, poderão ser vistas pelo público famosas séries.
Acumuladora de referências e objetos pelos quais nutria imenso afeto, Leontina via na arte popular, na estatuaria religiosa e nos artefatos indígenas, um manancial de contradições plásticas, de onde surge esse interesse, primordial, em seu trabalho.
NATUREZA MORTA E ABSTRAÇÃO
Na década de 1950, Leontina chamou a atenção da crítica com suas naturezas-mortas, que podem ser vistas na primeira sala da exposição. A mesma sala conta também com um conjunto de desenhos produzidos pelos internos do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, quando a artista orientou o setor de artes plásticas. O conjunto de trabalhos realizados pelos internos poderão ser vistos pelo público pela primeira vez.
A segunda sala contempla um extenso conjunto da fase geométrica da artista, apresentando séries como: Jogos e Enigmas (1954), Da paisagem e do tempo (1957), Narrativa (1957) e Os episódios (1959/1960).
Na última sala, o fascínio de Maria Leontina pelo livro como objeto aparece na relação estabelecida entre a série Sant’Anas, realizada no início de sua carreira, e Páginas, realizada nos anos 1970. Destaca-se também o conjunto de estudos preparatórios para os vitrais que ela concebeu para a Paróquia da Santíssima Trindade, na Praça Olavo Bilac, no centro de São Paulo.
Sobre a Artista
Maria Leontina Mendes Franco da Costa (São Paulo, 1917 – Rio de Janeiro, 1984) foi uma pintora, gravadora e desenhista. Em 1942, a artista estuda pintura com Waldemar da Costa (1904-1982), e em 1943 começa a expor em salões de arte. Inicialmente, seu trabalho é pautado no figurativismo de cunho expressionista, mas se aproxima da abstração a partir de uma passagem por Paris entre 1951 e 1952, período em que frequenta o ateliê de Johnny Friedlaender (1912-1992). Em 1960, em Nova York, recebe o prêmio nacional da Fundação Guggenheim e, em 1975, o prêmio pintura da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA).
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España