Descripción de la Exposición
Uma retrospectiva da obra do artista gráfico, músico, compositor e poeta Rogério Duarte, um dos mentores do Tropicalismo.
Rogério criou capas dos principais discos do período, e foi parceiro de Gilberto Gil e Caetano Veloso em algumas músicas. Criou, ainda, cartazes de filmes emblemáticos do Cinema Novo, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do diretor Glauber Rocha, de quem era amigo. Produziu também capas de álbuns de outros grandes artistas da MPB, como Gal Costa, João Gilberto e Jorge Ben Jor. Como compositor, fez a trilha de "Idade da Terra". A mostra terá cerca de 70 obras, dentre capas de discos, publicações e cartazes, incluindo trabalhos inéditos e objetos pessoais, como notas, esboços, rabiscos, fotos, vídeos, estudos, poemas e pedras, para que o público aprecie o rico universo criativo do artista.
"Desde meados da década de 1960, por suas parcerias definitivas em momentos cruciais das carreiras de Glauber, Oiticica e os tropicalistas, a trajetória de Rogério Duarte vem sendo protagonista em nossa história e, ao mesmo tempo, menos valorizada do que deveria. Indo muito além da experimentação marginal dos anos 1960, o design, a inteligência visual e o vigor plástico de sua obra são uma contribuição definitiva para a história da arte no Brasil", afirma Luiz Camillo Osorio, curador do MAM Rio.
Recentemente, a obra de Rogério Duarte esteve em duas exposições: uma em Frankfurt, na Alemanha, em 2013, e outra na III Bienal da Bahia, em 2014. A mostra do MAM é uma síntese dessas duas mostras. Para a exposição, que tem curadoria de Manuel Raeder e do próprio artista, com a colaboração de seu filho Diogo Duarte, será reeditado o livro "Marginália 1 - Rogério Duarte" (2ª Edição), que reúne diversos trechos da sua obra literária que, em grande parte, permanece inédita. Além disso, no dia 12 de agosto, haverá o evento especial "Musicúpula", no qual composições musicais de autoria de Rogério Duarte serão apresentadas em uma escultura poliédrica de alumínio que ele chama de "neodésica".
"Rogério Duarte é uma personalidade histórica para a cultura brasileira, seja por suas edificantes obras gráficas e influência conceitual sobre o movimento da Tropicália, Cinema Novo e toda a cultura considerada 'underground' dos anos 1960 e 1970. Mas, para muitos, ele também é considerado um mito, um gênio", afirma Diogo Duarte, filho do artista.
Exposición. 17 dic de 2024 - 16 mar de 2025 / Museo Picasso Málaga / Málaga, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España