Descripción de la Exposición
A Amparo 60 recebeu a partir do dia 5 de fevereiro a exposição "Marginais Heróis", com obras de Rico Lins (curador do projeto), J. Borges e H.D. Mabuse. A peça gráfica cartaz está no centro dessa exibição que se propõe a instigar o diálogo sobre as possibilidades geradas pela interação de tecnologias e a refletir sobre a heroica resistência dessa peça feita para ser fugaz, mas que resiste seja nas ruas, nas memórias ou nas coleções. Na abertura haverá mesa de debates com os artistas. O projeto conta com recursos do Funcultura, produção executiva de Ticiano Arraes e coordenação de produção de Renata Gamelo.
A partir da frase "Seja marginal, seja herói", verdadeiro lema de Hélio Oiticica, Rico Lins desenvolveu todo um pensamento sobre peças gráficas, técnicas empregadas, leituras e usos possíveis, com especial atenção ao cartaz. Pesquisador, criador e curador de mostras de cartazes há anos, Rico pretende, em parceria com o grande xilogravador J. Borges e o mestre nas tecnologias da informação, comunicação e da música Mabuse gerar uma mostra coletiva híbrida que marque a estética com que cada um deles trabalha e ao mesmo tempo provoque um diálogo fluente entre as linguagens, técnicas e tecnologias.
O lema de Oiticica motivou o experimento "Seja marginal seja herói", que consiste em cartazes criados por Rico Lins com impressão em três camadas: a primeira, impressa digitalmente, a segunda em tipografia e a última em serigrafia. Esses cartazes vão integrar a exposição, que também se dá em camadas, com matrizes de J. Borges e uma instalação gerada a partir dos usos do aplicativo desenvolvido por H D Mabuse para a ocasião. O aplicativo é um convite ao usuário de smartphones para a composição digital dos próprios cartazes, que devem enviados via Instagram com a hashtag #marginaisherois para participar.
Exposición. 12 nov de 2024 - 09 feb de 2025 / Museo Nacional Thyssen-Bornemisza / Madrid, España