Descripción de la Exposición
NOTA: LA FECHA INDICADA ES SÓLO ORIENTATIVA.
Margarida Correia investiga, especialmente através da fotografia, arquivos pessoais e institucionais, de comunidades específicas, que apresenta em exposições e através de catálogos de grande riqueza gráfica.
Nos últimos anos tem trabalhado sobre a memória de algumas comunidades de emigrantes portuguesas nos EUA. De uma dessas exposições (no Cinzeiro 8, Museu de Electricidade, 2011), intitulada New World Parkville resultou um catálogo distinguido pela crítica.
A sua nova proposta aborda uma questão transversal à arte atual relacionada com algumas questões históricas do pós-colonialismo. Através de entrevistas e recolhas de material Margarida Correia faz literalmente o retrato de um conjunto de enfermeiras para-quedistas do exército português de serviço em África, nas décadas de 60 e 70. Cenas da sua vida profissional e da sua vida quotidiana em África, momentos de trabalho e de lazer. Trata-se, mais uma vez de registar, recuperar e fixar memórias individuais e coletivas de um grupo profissional pouco estudado e pouco conhecido. No catálogo que acompanha a exposição será publicado um estudo específico sobre os dados a apresentar que poderá vir a constituir um marco de grande valor para a história em geral, para a história da fotografia, da guerra colonial e do papel das mulheres nesse episódio da história portuguesa.
Margarida Correia (Lisboa, 1972) vive e trabalha em Lisboa. Está representada na Coleção de Arte da Fundação EDP.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España