Descripción de la Exposición Os trabalhos que em 1984 constituíam a série Mapas e o Espírito da Oliveira, um dos anos mais marcantes e prolíficos da carreira artística de Graça Morais, subsequentes à sua participação na XVII Bienal Internacional de Arte de São Paulo, no Brasil, associam-se agora, quase trinta anos depois, a um outro conjunto de trabalhos inéditos, produzidos especificamente para esta exposição. Mapas e o Espírito da Oliveira é, assim, o título retomado e evocativo das duas exposições que Graça Morais apresentara, em 1984, no Museu de Arte Moderna de S. Paulo e, em 1985, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Sucedâneos das leituras picassianas que realizou em obras como Vieiro, Maria e Delmina, tríptico que na bienal lhe valeriam uma grande atenção da crítica e dos agentes culturais brasileiros, Graça Morais executa depois, em poucos meses, para as duas exposições no Brasil um conjunto de vinte trabalhos de grande dimensão. O gosto e até a necessidade de trabalhar o grande formato, que já havia anunciado em 1982, com a série Os Cães, desencadeariam, nesse período, uma nova forma de expressão, nomeadamente por representarem uma renovada liberdade do gesto e do traço, processo de trabalho que não mais vai abandonar. A lona, sem qualquer tratamento prévio e colocada, sem chassis, diretamente na parede, foi o principal suporte dessa série de trabalhos onde, numa quase ausência da pintura, o desenho a carvão e pastel é dominante. As linhas do desenho deixam uma forte impressão de independência em relação ao suporte, como se tivessem sido abruptamente interrompidas, acusando uma continuidade para além dos limites da tela, desafiando o espectador a continuá-las ou a conclui-las. Como o traço, a composição é livre. Justapõem-se planos, esbatem-se lógicas, ao ponto de, em cada obra, se misturarem universos e espaços temporais muito distintos. Frederico Morais, um dos maiores críticos de arte do Brasil, designou-a por ?narrativa confabulada?[i] justificando, pela complexidade que cada obra sobre si mesma encerra, a dificuldade de compreensão numa leitura imediata. Figuras de mulheres e de animais, objetos e situações do quotidiano rural conjugam-se com cenas resgatadas de uma iconografia antiga e erudita, povoadas de entes mitológicos ou fantásticos; quiméricos mapas que Fernando de Azevedo tão bem designou como um ?espaço por ela inventado, como se o mundo, a história cultural que ela sabe e o dos seres que também conhece não fossem legíveis ou passiveis de comover como espaço da sua efabulação?[ii]. Jorge da Costa [i] Cf. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 25 de Fev. 1985. [ii] Cf. Fernando de Azevedo - O Mito e a Graça. In Graça Morais ? Mapas e o Espírito da Oliveira. Catálogo da exposição apresentada nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1984.
Exposición. 02 ene de 2025 - 07 ene de 2025 / Espacio en Blanco / Madrid, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España