Descripción de la Exposición
O pernambucano Manuel Bandeira é tema de uma exposição individual na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Com curadoria de José Francisco Rodrigues, a mostra ocupa o saguão José do Patrocínio com poemas, textos, cartas, fotos, documentos e obras de arte em que o poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro é retratado. Uma delas é uma pintura assinada por Cândido Portinari.
A abertura acontece na sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 16h, na Praça Floriano s/n, Centro do Rio de Janeiro. A mostra segue até o dia 9 de dezembro, com funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 16h. Entrada gratuita.
Manuel Bandeira (1886-1968) foi um dos mais importantes escritores da Primeira fase do Modernismo e um dos pontos mais altos da poesia lírica nacional. É considerado um clássico da literatura brasileira do século XX. Parte da geração de 1922 do modernismo no Brasil, é autor do poema “Os Sapos”, abre-alas da Semana de Arte Moderna.
Em 1940 foi eleito para Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de n.º 24. Em 1943 foi nomeado professor de Literatura Hispano-Americana da Faculdade Nacional de Filosofia. Manuel Bandeira faleceu no Rio de Janeiro, no dia 13 de outubro de 1968. Suas poesias haviam sido reunidas, pouco antes, em “Estrela da Vida Inteira”(1966).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España