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Manoel de Oliveira e o Cinema Português 2. Liberdade! (1970-1990)

Exposición / Casa do Cinema Manoel de Oliveira / R. Viana Lima 224A / Porto, Portugal
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Cuándo:
12 abr de 2024 - 03 nov de 2024

Inauguración:
12 abr de 2024

Comisariada por:
António Preto, João Mário Grilo

Organizada por:
Museu de Arte Contemporânea de Serralves

ENLACES OFICIALES
Web 

       


Descripción de la Exposición

Manoel de Oliveira e o Cinema Português: 2. Liberdade! é a segunda parte de um ciclo de três exposições dedicadas ao extraordinário arquivo pessoal do cineasta, integralmente depositado em Serralves. Dando continuidade à primeira exposição, A Bem da Nação, que se focava na produção fílmica do realizador durante o Estado Novo (1930-1970), esta segunda etapa centra-se nos filmes realizados por Oliveira entre 1970 e 1990, acertando o passo com a celebração do cinquentenário do 25 de Abril de 1974, sob o lema da Liberdade. A mostra anterior apresentou a totalidade do arquivo reunido por Oliveira, tendo por pano de fundo uma cronologia do cinema português desse período. Este segundo momento prolonga, por vinte anos, a linha cronológica que daí vinha, invertendo pontos de vista quanto à auscultação do legado documental, com base em dois conceitos fundamentais: o de anacronismo e o de anti-arquivo. O primeiro deles sintetiza a postura da obra de Oliveira no alvor da democracia, o modo como se colocou “fora do tempo”, para construir, por contraste, uma visão crítica do mundo e da História (da sua própria história, até). O segundo pressuposto, decorrente do anterior, declina-se em duas frentes. Por um lado, encena-se a congelação de um tempo: um ambiente asfixiante (como em Benilde ou a Virgem Mãe) que, embora avesso aos ventos da mudança, não teve força suficiente para sufocar a Revolução, como não teve também, depois disso, capacidade para ver a revolução estética que Manoel de Oliveira desencadeava com Amor de Perdição, nem para compreender as questões que na sua obra se colocavam quanto aos destinos do país. Por outro lado, em contraposição aos valores de salvaguarda e conservação que definem o arquivo, podemos interrogar-nos se aquilo que se rejeita (os despojos obsoletos de um tempo) não guarda em si uma identidade (assustadora), um lastro fantasmagórico, uma potência latente e caótica que nos confronta com uma memória da História que nenhum arquivo seletivo e aceticamente organizado pode restituir. A abertura do arquivo contou novamente com a participação de um grupo de investigadoras do CineLab – Ifilnova, tendo a cronologia do cinema português sido desenvolvida em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. A exposição é organizada pela Fundação de Serralves — Casa do Cinema Manoel de Oliveira, com curadoria de António Preto e João Mário Grilo.


Entrada actualizada el el 29 may de 2024

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