Descripción de la Exposición
A exposição "mamaminha", apresentada pela artista Inês Carrelhas inaugura no próximo dia 10 de junho, pelas 17h na Torre do Relógio do The Passenger Hostel, no Porto.
O projeto nasceu em 2018, entre os corredores do Instituto Português de Oncologia (IPO) e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Nas palavras da artista:
"Comecei a forrar os aros dos soutiens, que fui pedindo por aí, enquanto esperava pelas consultas. Chamei-lhe mamaminha. Resolvi representar 76 mulheres que tinham sofrido desta doença tão comum e com isso ajudar quem tenha necessidades de apoio, dar voz a esta problemática e sobretudo alertar para a prevenção e para o diagnóstico precoce."
Composta por 5 instalações site specific de arte têxtil, esta exposição é uma interpretação estética e artística da vivência de um cancro de mama, experienciada pela artista e completada pela participação e testemunho de mais 7 mulheres.
Durante a permancencia da exposição "Mamaminha" no Porto, serão agendados uma série de workshops e conversas, onde a artista partilhará com outras mulheres, através da arte, uma experiência lúdica e emocional à volta do seu próprio corpo.
Esta exposição poderá ser visitada até dia 10 de julho, das 11h às 21h, todos os dias da semana.
-------------------------------------
Inês Carrelhas
“A Inês Carrelhas (Lisboa, 1964), através do projeto mamaminha, dá continuidade a uma longa pesquisa iniciada enquanto aluna do Curso Desenho Têxtil da Escola de Artes Decorativas António Arroio (1982-1986) - onde lecionaram professores como a Maria Conceição Salgado (1929-2014), a Teresa Raposo, a Rafaela Zuquete, a Nazaré Ferreira, a Gisella Santi (1922-2006) e a Helena Estanqueiro, cuja matriz imagética era bauhausiana, e que a sensibilizaram para o significado e a importância da especificidade da linguagem da tecelagem e da tapeçaria.
A Inês é habitada por duas figuras totémicas que são a Maria Flávia de Monsaraz (1935-2019) e a Gisella Santi, com quem teve longa aprendizagem e colaboração, integrando o Grupo 3.4.5 – Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa,(...). Instituições como o Museu do Traje, a Sociedade Nacional de Belas-Artes, o Museu das Tapeçarias de Portalegre – Guy Fino, e a Faculdade de Belas-Artes, na qual a Inês foi aluna de estatuto livre recentemente (2016-19), instauram a enorme paixão pelo metier da tapeçaria nas suas obras. Possuidora de um saber fazer de elevada tecnicidade, abriu um atelier (1993) com sector de restauro e ensino que se tem mantido até ao presente. Participa regularmente em exposições coletivas e individuais de Tapeçaria Contemporânea desde os anos 80 e recebeu alguns prémios.”
In Catálogo mamaminha,
texto de apresentação da artista por Hugo Ferrão,
Professor de Tapeçaria na Escola Nacional de Belas Artes de Lisboa.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España