Inicio » Agenda de Arte

Magic Circle

Exposición / Ap'Arte Galeria Arte Contemporânea / Rua de Miguel Bombarda, 221 / Porto, Portugal
Ver mapa


Cuándo:
18 ene de 2013 - 23 feb de 2013

Inauguración:
18 ene de 2013

Organizada por:
Ap'Arte Galeria Arte Contemporânea

Artistas participantes:
Jorge Curval

       


Descripción de la Exposición

Nesta viagem de sonho com Jorge Curval descobrimos com olhares deslumbrados a capacidade de expressão emocional do artista e apercebemo-nos das fascinantes descobertas sobre si num movimento projetivo profundo e doloroso, em condensações de elementos alicerçantes do seu psiquismo onde o círculo toma o lugar de centralidade simbólica: surpreendente e inesperado.

 

Parte dum olhar perscrutador duma Íris caleidoscópica carregada de luz e de reverie, que distancia e ao mesmo tempo atrai, numa inquietude pulsional de natureza sexual evidente, manifestando o desejo de troca e comunicação de olhares ('olha para mim...') com sentimentos etéreos de inexistência psíquica. E neste impacto estético-emocional na sua, e na nossa atualidade sub-depressiva, pressente- se de um erotismo denso, agressivo e suave, ou apenas apaixonado pelo provocar defendido mas não clivado no outro. Sentimo-nos invadidos pela interioridade dos movimentos inconscientes expressos, numa voracidade irrequieta e com uma subtileza técnica cuidada, a partir do conhecimento reflexivo internalizado das experiências prévias e do sentimento projetado de longos caminhos de introspeção refletidos em evolução. A mão de Jorge Curval que ora acaricia ora agride o interlocutor.

 

E como um passageiro dos seus próprios sonhos ou de si, projeta angústias precoces no círculo terra-mãe, com o negro arcaico, angustiante e atrativo, por onde também passam os seus pesadelos, expressando a necessidade íntima de confirmação de objetos internos seguros e protetores. Para em seguida, procurar na profundidade securizante da terra-mãe espelhada e no 'oceânico azul' a matéria apaziguadora e maternal dos medos mais arcaicos: 'morte', isto é, o esquecimento... A reparação afetiva faz-se, através da recriação em arte de memórias afetivas das suas vivências infantis e não existem personagens neste percurso mas pressentem-se... no artista e nos processos de identificação do observador...

 

Os círculos formam-se, neste sentido, continentes de fragmentações de desvarios de exaustão física e mental, com fronteiras frágeis, pela possibilidade do desprazer destrutivo e ao mesmo tempo cumprindo a função elaboradora desta inquietante estranheza em Jorge Curval e possibilitando o conter da fuga ao abandónico fractante.

 

'Permite-se' daí evoluir num mecanismo inconsciente sem culpa, de sublimação estética, para cúpulas arquitetónicas carregadas de luminosidade crepuscular e de uma enorme força plástica que caracteriza o artista, como que continuando a busca de limites protetores focalizando o olhar no negro central infinito. Criando-nos ainda assim, a sensação de dúvida permanente e de inquietação na utilização entrópica de materiais dilacerantes do interno e do real num labirinto existencial. Viaja e viajamos para um mundo mítico-onírico de ilusões transcendentes e ilimitadas. A capacidade de transformar o sonho em arte.

 

A Arte de Jorge Curval procura entranhar-se sem esforço nem resistência inconsciente numa sucessão de interioridade pictória e num Insight tão doloroso quanto prazeroso que visa a plenitude duma espiritualidade consentida e integradora e com uma estética marcadamente deslumbrante. O círculo permanece e continua a encantar-nos na sua provocação de coreografia visual dos sonhos intangíveis do artista.

 

Deixemo-nos ficar no olhar e nesta vivência de sentimentos intensa num contraditório interno que se deseja interminável.

 


Imágenes de la Exposición
Jorge Curval, Serie Cosmos

Entrada actualizada el el 26 may de 2016

¿Te gustaría añadir o modificar algo de este perfil?
Infórmanos si has visto algún error en este contenido o eres este artista y quieres actualizarla. O si lo prefieres, también puedes ponerte en contacto con su autor.
ARTEINFORMADO te agradece tu aportación a la comunidad del arte.
Recomendaciones ARTEINFORMADO

Premio. 17 sep de 2024 - 27 ene de 2025 / España

VII Puchi Award

Ver premios propuestos en España

Exposición. 22 dic de 2024 - 06 ene de 2025 / Círculo de Bellas Artes de Madrid / Madrid, España

El Dalí más grande del mundo

Ver exposiciones propuestas en España

Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España

Máster PHotoESPAÑA en Fotografía 2024-2025

Ver cursos propuestos en España