Descripción de la Exposición
A Galeria Movimento tem o prazer de anunciar a exposição "Luz da Matéria", que mergulha na obra do artista Xico Chaves, cuja nova série transita na fascinante dualidade entre a matéria do planeta e a luz do espaço sideral, a partir de uma narrativa visual que entrelaça, compara e justapõe o terreno e o cósmico.
Expoente, articulador e figura notória da exposição “Como vai você, Geração 80?”, inaugurada em 14 de julho de 1984 no Parque Lage, e que comemora seus 40 anos em 2024, o artista captura a riqueza tátil da Terra e traz à tona a complexidade e a beleza dos elementos que a compõe, através do uso de pigmentos naturais, ao mesmo tempo em que confere à obra uma dimensão etérea e transcendental ao evocar a luminosidade expandida do espaço sideral, em contraste com tal materialidade concreta.
Ao revelar como a luz e a matéria se entrelaçam para formar a essência do nosso universo, Xico Chaves nos convida a explorar a intersecção entre o palpável e o intangível. "Luz da Matéria" é uma celebração da complexa conexão entre o microcosmo terrestre e o macrocosmo celestial, além de uma experiência sensorial e contemplativa única.
Sobre Xico Chaves
Brasília, DF
Xico Chaves desenvolve seu trabalho pictórico através de séries temáticas e conceituais. A partir de diversas expedições ao Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, toda a pintura do artista, desde mais antigas, como as da série Luzz (1970), às mais recentes, como as da série Tramas XL (2018) é produzida com minerais, pigmentos naturais e resina acrílica, sendo essa a principal referência do artista no campo das artes visuais contemporâneas. A criação de objetos poéticos e espaciais está presente desde o início de sua pesquisa, desta forma, são intercaladas às diversas séries pictóricas. Sua temática compreende três grandes eixos: vida, arte e política. O interesse pela experimentação permanente de linguagens e meios técnicos para expressão artística tornou Xico Chaves reconhecido internacionalmente como artista múltiplo, possuindo em sua trajetória além de pinturas e objetos, performances, poemas-processo, vídeos-arte, fotografias e registros nos campos da poesia, música popular e experimental.
Exposición. 20 nov de 2024 - 31 mar de 2025 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España
Opera to a Black Venus. ¿Qué nos diría mañana el fondo del océano si hoy se vaciara de agua?
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España