Descripción de la Exposición
Uma recolha de imagens, objetos e palavras determinando pela cadência da lua.
“A ideia de coleção, um impulso que creio ter tido desde sempre para apanhar e guardar coisas aqui através da fotografia, torna-se num trabalho de mostrar, de criar relações e associações entre objetos e ideias, coisas que existiam sozinhas e que eu tento mostrá-las como sendo pequenos tesouros. Um objecto é uma coisa que está solitária, como uma estrela, mas junto com outros objetos forma uma constelação que não é mais do que um produto da imaginação.” - Valter Ventura
Valter Ventura (1979, Lisboa, Portugal)
Licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Terminou em 2005, como bolseiro do Banco Espírito Santo, o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
É professor especialista no Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar, colaborando também com o Ar.Co. e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Em 2008, participou (em dupla com José Nuno Lamas) no Curso de Fotografia do 2º Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian. Entre 2012 e 2014 foi responsável pela documentação fotográfica no Carpe Diem – Arte e Pesquisa. Entre 2016 e 2018 foi artista residente no HANGAR – Centro de Investigação Artística.
Juntamente com Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim e Rodrigo Tavarela Peixoto, fundou o colectivo de fotografia HÉLICE e a revista PROPELLER (coordenada por Sofia Silva).
Está representado pela KUBIKGALLERY (Porto).
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España