Descripción de la Exposición
Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta-se, entre junho e setembro, uma instalação criada conjuntamente entre alunos de escolas primárias de Lisboa e o artista Márcio Carvalho, no âmbito da Fábrica de Projetos do CAM.
Esta instalação é uma obra colaborativa site-specific que resulta da residência de Márcio Carvalho (1981, Lagos, Portugal) em quatro escolas primárias de Lisboa. Ao longo de um período de nove meses, o artista colaborou com 163 alunos, sete professores e quatro educadores artísticos explorando a noção de lugar enquanto ponto de intersecção entre a identidade, a memória e as estruturas de poder. O projeto desenvolveu-se quinzenalmente tanto na sala de aula, como nas exposições ou espaços envolventes das escolas e na Fundação Calouste Gulbenkian, potenciando o contacto regular e continuado com o património artístico e os processos artísticos enquanto universo de referência.
LUGAR(es) é a instalação artística que resulta desta colaboração e que desafia o modo como o conhecimento é tradicionalmente produzido, tanto na escola como no museu, apontando para formas alternativas de aprendizagem nas quais as crianças participam como agentes ativos na criação de sentidos para o mundo.
Desta forma, a dinâmica de poder da sala de aula convencional é simbolicamente invertida, colocando as mesas dos alunos no topo e amplificando a sua voz coletiva através de uma instalação sonora.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España