Descripción de la Exposición
A coleção exibida na mostra, também chamada de Disparates, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864. As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya e revelam visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista e crítica aos costumes e ao clero. O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publica-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.
Segundo Mariza Bertoli, a exposição contará também com atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica Mariza.
A mostra apresentará duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas contará com sacos, tal como na gravura original Os ensacados (Los ensacados), que estará na exposição. A obra remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez, já que Goya perdeu a audição aos 46 anos.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España