Descripción de la Exposición
A Galeria Belo-Galsterer tem muito gosto em apresentar a exposição Looking for Eden com trabalhos inéditos de Daniela Krtsch, sendo esta a sua segunda apresentação a solo na nossa galeria.
Novas pinturas de grandes formatos dominam no espaço. Ousadas e envolventes criam um ambiente imersivo que nos agarra e abraça.
Numa fuga para a natureza, Krtsch apresenta-nos variadas versões da floresta, investigando as esferas de cruzamento entre realidade e ficção, tendo pedido emprestado aos Românticos alemães um sentido de mistério, onírico e inexplicável, que se manifestava para esses também na natureza e na floresta. Além de que a “Floresta” como tema para a cultura e literatura alemã sempre foi o lugar da transformação e mudança, lugar fronteiriço entre a vida e a morte, entre o aqui e o além. Um lugar de desafios e sonhos, que nos é muito familiar dos contos de fadas, como os dos Irmãos Grimm (viveram e trabalharam no séc. XIX, Romantismo), pensando na ‘Branca de Neve’, ‘Hansel e Gretel’, ou ‘Jorinda & Jorindo’ (esse conto já foi o leitmotiv para uma série de pinturas da artista apresentada na Galeria Belo-Galsterer em 2019)...
No entanto, ao contrário das imagens de floresta mais escura que conhecíamos da artista, nesta nova série de pinturas, ela apresenta-nos a floresta luminosa, radiante como um lugar de múltiplas possibilidades e oportunidades. Transfigurada e cheia de luz, estas pinturas caraterizam-se através de uma maior abstração estilística, inovadora para a prática artística de Krtsch, e esperamos nós, apontando um caminho de esperança para o futuro. Esse sempre em constante transformação.
biografia resumida
Daniela Krtsch (DE, 1972) Vive e trabalha em Lisboa, Portugal.
A artista trabalha sobretudo em pintura, com excursões pontuais para a fotografia e escultura. Através do seu trabalho, cria diálogos e narrativas suspensas, inspiradas por memórias e experiências, pessoais e colectivas, através das quais investiga as esferas de intersecção entre a realidade e a ficção.
Krtsch realizou exposições nas principais cidades europeias como Paris, Lisboa, Atenas, Barcelona e Londres. Ela também colaborou numa base regular com marcas de moda para desenvolver objetos utilitários ou acessórios, tais como Krvkurva, Nike, e ModaLisboa.
A artista é representada em importantes colecções institucionais, como, entre outras, a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, a Coleção Deutsche Bank, Frankfurt, DE, Coleção PLMJ, Lisboa, PT, ou Colección Navacerrada, ES.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España