Descripción de la Exposición
A convite do CND-Centre national de la danse, espaço dedicado ao arquivo, estudo e divulgação da Dança em Paris (Pantin), o Serviço de Artes Performativas de Serralves irá apresentar um projeto do artista Francisco Tropa. Comissariado pela sua coordenadora, Cristina Grande, integra-se no programa "L'invitation aux Musées”, a decorrer no edifício brutalista do CND entre novembro e dezembro.
O convite recaiu sobre seis instituições museológicas de vários países que fundamentam as suas coleções e programações na transdisciplinaridade e no cruzamento das artes contemporâneas, visuais e performativas.
O programa a apresentar integrará um conjunto de obras atravessáveis num percurso que se propõe estimulante e representativo da obra escultórica de Tropa. A este conjunto junta-se ainda uma peça inédita, participada pela dupla de coreógrafos e performers Sofia Dias e Vitor Roriz, convidados pelo artista a constituírem uma nova partitura coreográfica, Choses sans ombre, em coabitação com a escultura Le perchoir du Goëland.
A presença do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, nos dias 24 e 25 de novembro, coincidirá com as propostas do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid/Espanha) e o Centro de Arte Magasin des Horizons (Grenoble/França).
Premio. 13 mar de 2025 - 27 abr de 2025 / Madrid, España
Componer Saberes para imaginar y construir futuros sostenibles
Formación. 27 mar de 2025 - 28 mar de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Un orientalismo subalterno”, IV capítulo de “Pensamiento sur(b)terráneo"