Descripción de la Exposición
Comemorando a abertura da agenda 2020, pintura luminescente é exposta pós residência artística na CAZA
A Galeria ZERØ exibe “LIGHT in the night”, do artista visual norte-americano KADE, com curadoria de Francisco Rosa. A individual é composta por 50 pinturas, que apresentam o resultado de três meses de residência do artista no Centro Cultural Caza ZERØ na Vila Madalena. “Geometria, organicidades, ritmo, justaposição, sobreposição, a cor luz e a luz cor com várias nuances e matizes, num mesmo campo compositivo que sugerem, metaforicamente, uma dialética existencial...”, diz o curador.
A inserção de KADE no circuito artístico mundial é recente. Devido a um acidente que o manteve em repouso por um longo período há poucos anos, o artista teve a oportunidade de prestar atenção a detalhes do mundo a sua volta e seus olhos focaram nas tatuagens do ator Heath Ledgers quando assistindo a um documentário sobre ele que serviram como primeira inspiração para o início da sua trajetória criativa. Uma vez recuperado, conheceu um artista da República de Latvia - Vitaliy Yermolayev -, com o qual fez um curso, em 2019, que foi o seu primeiro contato com pintura invisível e técnicas de iluminação (invisible paint and illuminating techniques). Em visita recente ao Museu Van Gogh, o artista sentiu-se impactado tanto pelas obras como pela história de vida do artista; “seus autorretratos foram de grande influência porque são muito diferentes e você se vê de forma diferente em sua própria trajetória”, define o artista. “O que se revela no obscuro, ou que se vela na claridade de cada um? Nesse jogo de vela/ revela, seria o seu trabalho um Expressionismo abstrato, ou um Abstracionismo expressivo?”, questiona Francisco Rosa. De posse das novas informações e influências, conhecimento das novas técnicas, as consequências seguintes são óbvias: exposições na República de Latvia, New York, onde reside desde de 2012, e agora sua primeira individual em São Paulo.
Com método de criação diferenciado, a técnica de “invisible paint” desafia o trabalho criativo do artista. Composta por, ao menos, dois momentos distintos, a obra possui dois resultados distintos dependendo da iluminação a qual é exposta. Em luz branca, normal, a percepção restringe-se apenas à um desenho ou pintura sobre canvas: pinturas ou desenhos, concretos ou abstratos, coloridos ou preto/branco. Tudo vinculado à serie pré-determinada por KADE. Em um segundo momento, o trabalho é submetido à interferências do artista com tinta invisível a qual gera uma obra totalmente única, agora completa, sob o mesmo suporte. A nova forma pictórica, a pintura final pensada pelo artista, só se torna visível quando submetida à luz negra. Nas palavras de KADE, “sendo bem transparente, quando estou pintando, é muito difícil planejar antecipadamente. Tenho uma ideia de como começar, mas, ao final, o resultado é totalmente inesperado e, em grande parte, nada ligado à ideia que tive no início”.
“Para mim, pinturas são como pessoas. Nós as julgamos à primeira vista tão logo as vemos pela primeira vez. Mas não temos nenhuma noção de quem é ou das experiências que já tiveram na vida..... Quando a iluminação muda na tela é que se vê a pintura completa que não era visível antes. E, como com as pessoas, você deve conhecê-las primeiro antes de prejulgá-las. Observá-las tantos a luz do dia como da noite”, define KADE.
Celebrando a conclusão da primeira Residência Artística no Centro Cultural Caza ZERØ, com KADE, Pedro Paulo e Tainara Afonso ampliam o evento e, em seguida ao vernissage na Galeria ZERØ, a festa continua com música e drinks na Caza ZERØ (Rua Gonçalo Afonso S/N – Beco do Batman)
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España