Descripción de la Exposición
A exposição acontece mais de 20 anos depois da primeira grande retrospectiva do artista José Leonilson, realizada na Galeria de Arte em 1995 - momento em que se descobriu um conjunto de seus trabalhos que se tornaram icônicos posteriormente.
Trazendo mais de 120 obras de Leonilson, a mostra é resultado da pesquisa e publicação em 2017 do catálogo raisonné do artista, e privilegia trabalhos pouco ou nunca vistos em São Paulo. Revelação que faz saltar aos olhos pinturas, desenhos e bordados restritos por décadas em coleções particulares e institucionais, sem que pudessem vir a público porque eram desconhecidos.
O trabalho de Leonilson é excepcionalmente sensitivo. É no uso do repertório gráfico que ele expressa a sua visão de mundo, inconfundível no manejo das formas dos símbolos, do desenho, das palavras, no formato dos textos, narrativas históricas e histórias que criava.
Sentimentos, sexualidade, relações amorosas, condição humana, família, amigos, todos constituem uma “cartografia do afeto” expressa na imagem de correntezas, rios, cachoeiras, montanhas, oceanos. Trabalhos que serviam para o artista como páginas de um diário.
Expunha tudo sobre o papel, a lona e o tecido. Uma “confusão” assumida de valores e emoções de um ser curioso pelas coisas do mundo. É esta memória e arquivo vivos, o que ficou e o que se apresenta agora.
Actualidad, 07 mar de 2019
El 70º aniversario del MASC encabeza la programación expositiva vigente en Brasil
Por Paula Alonso Poza
Hemos seleccionado un total de 18 exposiciones imprescindibles, entre las que sobresalen aquellas con las que el MASC celebra su 70º aniversario y los 40 años de la Fundação Catarinense de Cultura. También ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España