Descripción de la Exposición
Em resposta ao convite da Zaratan, Pedro Gramaxo assume o papel de artista-comissário e apresenta Leite Derramado, uma exposição colectiva com trabalhos de Fábio Cunha, Frederico Brizida, Luísa Cunha, Pedro Cabrita Paiva, Pedro Gramaxo e Sara & André.
Partindo de um diálogo sobre o quotidiano, os arquivos e a imaginação em tempos de pandemia, a exposição estabelece pontes entre o fazer artístico e a resiliência e questiona as diferentes formas em que o artista é convocado a elaborar respostas frente à catástrofe. Exposições, espectáculos e eventos culturais foram os primeiros a ser afectados pela pandemia do COVID-19. Da música aos livros, passando pelo teatro ou as artes visuais, milhares de artistas e de profissionais da área viram os seus eventos e ocupações a serem cancelados ou adiados.
Neste cenário, e embora a impossibilidade de contactar com o público, os artistas continuam a exercitar o rigor diário da produção artística, numa repetição doméstica e quotidiana que foge do cumprimento de tarefas e processos preconcebidas. “Leite Derramado” apresenta histórias, gestos, obras e projectos que surgiram no seio do confinamento forçado; assume a falha sistémica da falta de apoio à cultura como um dado adquirido; considera a prática artística como uma necessidade ou um bem primário e essencial - como o pão ou o leite, taxados a 6%.
Configura-se um panorama lacticinoso e em processo de cura: o branco, o vazio, o líquido, o silêncio, o azedo. Composta por obras maioritariamente brancas, a exposição ocupa a galeria com um conceito inexistência, como se a própria estivesse vazia, com peças de diferentes contextos de produção.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España