Descripción de la Exposición
“Lanzarote, a janela de Saramago” é um diário/caderno de notas sobre o olhar sensorial e apaixonado do escritor, visto e filtrado pelo olhar de um fotógrafo, que em 1998 esteve em Lanzarote para o retratar, e que 15 anos depois regressou para capturar novas imagens e captar o que aquela terra, no meio do oceano, representou para o único prémio Nobel de Literatura da língua portuguesa.
A exposição é um ensaio sobre o tempo e o lugar, constituída por retratos do escritor feitos em 1998 quando Saramago ganhou o nobel e imagens da ilha realizadas 15 anos mais tarde, onde sentimos a ausência do escritor. A figura humana confronta-se com a paisagem: “o que mais há na terra é paisagem” num diálogo contínuo.
Composta por 14 fotografias, esta exposição foi apresentada em Espanha e na América Latina e encerra a sua viagem nas comemorações do centenário do escritor no magnifico espaço da SNBA, onde será doada à Fundação José Saramago numa cerimónia que terá lugar no dia 13 de dezembro na Galeria de Arte Moderna da SNBA.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España