Descripción de la Exposición
LABORATÓRIO HUNI KUIN é um projeto entre a Europa e a Amazónia que pesquisa a arte como ritual e o ritual como arte. O espectador é convidado a uma jornada artístico-xamânica a partir de uma videoinstalação multicanal em três núcleos. Começa com o vídeo O ESPÍRITO DE GNOSJÖ e termina com o vídeo DOIS. Em ambos e entre ambos há um ambiente profundamente onírico e poético, com diversas camadas de significado, numa busca de identidade (do Eu e do consciente) e de alteridade (no Outro e no inconsciente).
Cruza-se realidade e ficção em diferentes espaços e tempos: procurando as sombras de algo essencial nos despojos, criando enigmáticos jogos de computador, participando em rituais do povo Huni Kuin na Amazónia, dançando num museu europeu para descolonizar corpos indígenas mumificados, fazendo despedidas emotivas numa festa em Lisboa, brincando com uma criança nos campos da Suécia, seguindo dois ex-namorados em viagem pela Itália, caminhando pelo estúdio de um artista e, em pandemia, revelando uma comunidade pelas máquinas, o desejo de cura e os passos de quem a doença levou.
LABORATÓRIO HUNI KUIN insere-se no vetor de programação Para os olhos mas não só.
Rui Mourão (1977, Lisboa) é artista e investigador em estudos artísticos. Faz videoarte em relação com antropologia audiovisual, escrita, instalação e performance.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España