Descripción de la Exposición
Cerâmica, Coeva do fogo — do grego "kéramos", ou "terra queimada" - é um material de imensa resistência, sendo frequentemente encontrado em escavações arqueológicas. Assim, a cerâmica vem acompanhando a história do homem, deixando pistas sobre civilizações e culturas que existiram há milhares de anos antes da Era Cristã.
Estudiosos confirmam ser, realmente, a cerâmica a mais antiga das indústrias. Ela nasceu no momento em que o homem começou a utilizar-se do barro endurecido pelo fogo. Desse processo de endurecimento, obtido casualmente, multiplicou-se. A cerâmica passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos) feitas de frutos como o coco ou a casca de certas cucurbitácias (porongas, cabaças e catutos) .
No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na Ilha de Marajó. Na segunda metade dos Oitocentos, a ciência arqueológica voltou-se para territórios e continentes além de Grécia e Roma; assim, ocorreram escavações na Amazônia, especialmente na ilha de Marajó sendo o centro de Santarém o mais generoso com os pesquisadores.
As artes cerâmicas moldam minerais das entranhas da terra (metais, barro, argila, areia, etc.) dando origem a utensílios, peças ornamentais e os mais variados produtos da imaginação do homem. Ela demanda calma e circunspeção: a argila e os elementos de liga devem ser cuidadosamente escolhidos e o manejo deve ser paciente porque ela oferece tantas possibilidades quanto variações e rupturas após a queima; assim uma peça cerâmica contém além de todos esses ingredientes e cuidados, a apreensão, o suspense e o ardor.
E é com essa expectativa que convidamos aos Artistas Plásticos: Alberto Cidraes, Antonietta Tordino, Beth Cabral, Lara Iglesias Valente, Magda Bugelli, Patricia Ramos, Regina Escher, Regina Nogueira, Sdondi e Stella Ferraz, a integrar esssa Mostra e nos surpreender com suas peças, sejam elas cerâmica, joias de pedras, esculturas, pinturas, argilas, areia, madeira, ou seja, tudo aquilo que a terra pode nos dar!
Exposición. 03 may de 2016 - 27 may de 2016 / Espacio Uruguay / São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España