Descripción de la Exposición
O trabalho de Anne Lefèbvre parte frequentemente da manipulação dos elementos estruturais da fotografía para criar obras que estabelecem diálogos directos comalgumas das práticas e das preocupações conceptuais das vanguardas históricas. Introduzindo no processo decaptação e revelação da imagem um conjunto de acções associadas com o contexto pictórico, a artista estabelece um universo onde impera a ambiguidade, a estranheza e a justaposição, e se despistam asexpectativas que habitualmente temos quanto àcapacida de documental e informativa da fotografia.
Anne Lefèbvre nasceu em 1963 em Boulogne-Billancourt, em França. Estudou pintura na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e fotografia na Parson’s School, em Paris. A sua primeira exposição individual teve lugar em 1993 noCentre Georges Pompidou. Desde o final dos anos 1980 as suas obras têm vindo a ser a presentadas em exposições emFrança, Bélgica, Alemanha, Holanda, Áustria, Turquia e Estados Unidos da América. Destaque para as mostras nasgalerias Marion Meyer (Paris, 1996), Sophie Scheidecker(Paris, 2010) e Gabriela Senn (Viena, 2011); no Museu Z33 (Hasselt, 2003); no 8. Salon e.V. (Hamburgo, 2011); na Maison Rouge (Paris, 2014 e 2015); na Galeria Pedro Alfacinha (Lisboa, 2015); no Contretype - Centre de Photographie contemporaine à Bruxelles (Bruxelas, 2012); na Galerie Jean Greset (Besançon, 2013) e na Galeria ZDB (Lisboa, 2019).
As suas fotografias são regularmente apresentadas em feiras internacionais como a Paris-Photo (Paris), a Art Brussels (Bruxelas), a AIPAD (Nova Iorque) e a Classic PhotographsLos Angeles.
Profundamente envolvida na criação e publicação de livros, a artista lançou, pela Lettre Volée, o livro " Billankoursk" e pela Pierre von Kleist, o título " Hollinghausen". A sua obra estáre presentada na colecção do Royal Book Lodge e na colecção da Fundação Antoine de Galbert, bem como em diversas colecções privadas.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España