Descripción de la Exposición ------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------- Nesta segunda exposição de José Bechara no Instituto Tomie Ohtake - fato bastante incomum, uma vez que o Instituto preferencialmente não repete nomes - o artista apresenta trabalhos inéditos e que, mais do que isso, representam uma quebra radical dentro do que vinha produzindo, ou mesmo no rumo das investigações gerais no âmbito da produção pictórica/tridimensional. Conforme aponta o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, diversamente do que apresentou em sua primeira exposição - uma instalação formada pelo acúmulo de móveis, acompanhada por um conjunto de pinturas realizadas sobre lonas de caminhão oxidadas -, dessa vez Bechara traz obras confeccionadas em vidro, e de modo bastante singular. Com uma nova série de trabalhos de grande formato, construídos em vidros planos, a pintura confunde-se com escultura para, através de transparências, reflexos e refrações, envolver arquitetura e espectador, num jogo permeado por relações e descobertas ocorridas a cada passo, conforme a proximidade com cada trabalho. Encostadas ao longo das paredes e nos cantos formados por elas estão os 'Suspensos'. Para o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake, o termo poderia ser construções e tratá-las como pinturas equivaleria a reduzir seu alcance, enquanto defini-las como esculturas seria não compreender o modo que elas se servem do espaço circundante, espaço que aqui compreende tanto a arquitetura quanto a atmosfera. Lançando mão de cor e placas de vidro, sombras e reflexos, manchas e desenhos que o artista marca diretamente na parede, a matéria prima do trabalho prolonga-se pelas transparências, superposição de planos, fragilidade, peso e equilíbrio. Além desses seis trabalhos, como referência de suas pesquisas anteriores, desenvolvidas e aprofundadas nos últimos anos em concomitância com esses achados, uma grande escultura de metal. Por fim, o NPC do Instituto lembra que toda essa novidade tem um pé em referências históricas. 'Em arte, como em qualquer outra prática humana, ninguém sai do zero. Vladimir Tatlin, Lazlo Moholy-Nagy, Mies Van der Rohe, Dan Graham, Waltercio Caldas são alguns dos protagonistas da arte moderna e contemporânea que podem ser entrevistos nos reflexos e espectros dessas obras. Todos eles potencializados por essa conquista de José Bechara'.
Segunda exposición de José Bechara en el Instituto Tomie Ohtake.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España