Descripción de la Exposición
João Penalva (Lisboa, 1949) é um artista cujo percurso se iniciou pelo ballet e pela dança contemporânea, tendo sido bailarino das companhias de Pina Baush e Gerhard Bohner. Posteriormente, a partir da sua fixação em Londres em 1976, estudou no Chelsea College of Arts e veio a desenvolver um percurso como artista visual, utilizando a pintura, a fotografia, a instalação e o vídeo, muitas vezes combinados com texto. De facto, a obra de João Penalva possui uma forte componente ficcional, narrativa até, e constrói mundos de relações que partem de estórias reais, recreadas ou puramente construídas.
Em 1993, João Penalva realizou, na Alfândega do Porto – então em processo de desativação – a sua primeira instalação, intitulada, precisamente, Alfândega. Tratou-se de uma obra muito importante no seu percurso e na arte contemporânea portuguesa que conseguia uma simbiose em relação ao local que quase a camuflava no espaço entretanto já obsoleto e deslocado no tempo.
Foi na sequência dessa intervenção que foi lançado o repto a João Penalva de intervir agora no espaço da Culturgest Porto, no qual a memória do seu passado como instituição bancária mas também a historicidade da sua arquitetura fortemente decorada está patente. O trabalho que João Penalva desenvolveu para a Culturgest parte, portanto, desse âmbito duplamente histórico (da instituição e do seu percurso pessoal) para produzir uma intervenção específica.
Actualidad, 10 jul de 2018
El verano trae interesantes aperturas en Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Ponta Delgada, Bragança...)
Por Gustavo Pérez Diez
Ocupando un lugar destacado está la primera gran muestra en Portugal del angloindio Anish Kapoor, que organiza el Museu Serralves en colaboración con la Fundación Bancaria "la Caixa".
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España