Descripción de la Exposición
Esta mostra é a primeira antológica de Joana Vasconcelos, uma das mais conhecidas artistas da sua geração. A exposição, cujo título é uma homenagem a Nico, a cantora alemã celebrizada pela música “I’ll be your mirror”, da banda nova-iorquina Velvet Underground, é uma retrospetiva da artista, incluindo trabalhos produzidos entre 1997 e a atualidade. A produção artística de Joana Vasconcelos contém referências à cultura popular portuguesa, entrelaçada com alusões à história da arte, que com um desarmante sentido de humor abordam questões tão sérias quanto a exploração das mulheres, as migrações e os impactos do colonialismo. Em Serralves, a lista de obras será adaptada à escala e às características espaciais das galerias do Museu. Este é também um regresso da artista a Serralves, onde expôs no ano 2000.
Esta exposição reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística e analisando o seu desenvolvimento como artista. Inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a Cama Valium (1998), A noiva (2001–05), Burka (2002), Coração independente vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012), assim como novos trabalhos criados para esta exposição, como Finisterra, I’ll Be Your Mirror ou Solitário (todos de 2018). Vários dos grandes trabalhos de exterior foram instalados nos jardins do Parque de Serralves.
Actualidad, 02 mar de 2019
#loquehayquever en Portugal: dos propuestas femeninas reciben al nuevo director del Serralves
Por Paula Alonso Poza
Susan Hiller y Joana Vasconcelos son las grandes apuestas del museo lisboeta, que hace unos días anunció el fichaje del francés Philippe Vergne como su nuevo director. La exposición de Vasconcelos es ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España