Descripción de la Exposición
O encontro entre Joan Miró e Alexander Calder representou uma das mais férteis amizades artísticas e diálogos visuais continuados do século XX. Os dois artistas conheceram-se em Paris no final de 1928 e permaneceram em contacto próximo até à morte de Calder, em 1976.
O trabalho de Calder e Miró foi frequentemente alvo de exposições a dois. Quando próximos, os móbiles,stabiles e esculturas de parede ou de base de Calder parecem ativar as qualidades espaciais inerentes às pinturas de Miró, tal como o universo imagístico de Miró, com os seus signos e apontamentos esquemáticos de figuras, explora em duas dimensões muitas das sugestões das esculturas de Calder.
A exposição “Joan Miró e Alexander Calder: Espaço em Movimento” é organizada pela Fundação de Serralves em colaboração com a Fundació Joan Miró, Barcelona, e tem curadoria de Robert Lubar Messeri.
Apresenta obras de Joan Miró pertencentes às Coleções do Estado Português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves,e um importante grupo de obras dos dois autores emprestadas pela Fundació Joan Miró, Barcelona.