Descripción de la Exposición
Dia de inauguração: Sábado, dia 18 de Julho: Para poder acolher o maior número de pessoas, a inauguração decorrerá das 11-20h00.
(Permanência no espaço de no máximo 20 pessoas ao mesmo tempo.)
Fossil de James Newitt nas Carpintarias de São Lázaro
Fossil, o filme que foi uma encomenda da Art Gallery of New South Wales em Sidney para a exposição “The National 2019: New Australian Art” e que foi inteiramente filmado nas Carpintarias, estreia-se agora na Europa em formato de instalação que percorre vários espaços do Centro Cultural: No seu Piso 0, será projetado o filme na íntegra em grande dimensão e no Piso -1 haverá uma instalação imersiva, alusiva ao ambiente que deu origem a Fossil.
Fossil é um curta-metragem que explora os lapsos na memória e as lacunas na linguagem de alguém em recuperação de um trauma. O filme segue uma série de tensões entre dois homens, um mais velho que o outro. Mais afetuoso do que agressivo, embora não seja claro como os dois homens estão relacionados, há uma co-dependência em jogo.
Sobre o artista:
James Newitt (1981) vive entre Lisboa e Hobart (Tasmânia). Artista visual e realizador, Newitt já expôs em grupo e individualmente em variados sítios na Austrália e na Europa. Em Lisboa, já expôs individualmente e de forma colectiva, na Appleton Square (2018), Ar Sólido (2016) e Maumaus Lumiar Cité (2013). Foi premiado com residências de estúdio internacionais em Los Angeles e Liverpool (UK) pelo Australia Council for the Arts. Em 2012, recebeu a prestigiada bolsa Samstag para participar no Maumaus Independent Study Program em Lisboa. Em 2010, ganhou o City of Hobart Art Prize e em 2009 foi-lhe dado o Prémio Qantas Foundation Encouragement of Contemporary Art Award. Já lecionou na School of Creative Arts da Universidade da Tasmânia, na Universidade da Cidade de Nova York e na Academia de Arte de Tromsø na Noruega.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España