Descripción de la Exposición
JÁ É SETEMBRO?
A pergunta sobre a passagem do tempo tornou-se constante no cenário de pandemia, de distanciamento social e de mudança de hábitos. Ora nos surpreendemos com a velocidade com que se sucedem os dias, ora nos sentimos personagens aprisionados pela realidade que parece se repetir indefinidamente.
A perplexidade é a tônica do novo normal. A todo momento nos deparamos com situações inusitadas, desconcertantes que nos causam espanto e que nos obrigam a mudanças súbitas e quase sempre desconfortáveis.
E é exatamente esta a questão proposta pela Coletiva _ Já é Setembro?
Reunindo 11 artistas representados pela galeria, a exposição apresenta obras que, com técnica e linguagem distintas, compõem uma metáfora ao mesmo tempo contemporânea e atemporal da realidade.
Questões como tempo, memória e deslocamentos estão presentes nas pinturas-colagens de André Felipe Cardoso, artista que acaba de se integrar à galeria; no Brasil-bordado de Ivani Pedrosa; nos personagens infantis e oníricos das pinturas e objetos de Leonora Weissmann.
Códigos e referências da Arte surgem nos trabalhos de Laura Erber e Joe Seiler.
O corpo e o universo feminino estão representados na caixa-objeto de Anna Bella Geiger e na pintura de Maria Flexa. A simbiose da paisagem urbana e da natureza é o elemento principal da pintura sobre papel de Marcio Swk. A representação irônica do cotidiano se revela na pintura de Gpeto e na fotografia de Isabel Becker. Por fim, as pegadas de animais e o enxame de insetos da artista Regina Silveira que mantêm viva a ameaça de tempos imemoriais.
Apreender o real por intermédio da Arte é uma opção diante da perplexidade.
Martha Pagy
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España