Descripción de la Exposición
A obra de Irineu Destourelles (Santo Antão, Cabo Verde, 1974) tem-se centrado nas questões da representação e da linguagem que o artista trabalha no cruzamento entre o filme e o texto, ainda que a sua obra seja pontuada pela prática do desenho e da pintura.
Nesta exposição, o artista explora a perpetuação de práticas coloniais e o seu impacto tanto nos processos cognitivos, como na formação das relações sociais e de poder, em que a experiência da violência discursiva é central.
O projeto desenvolve-se igualmente a partir da sua própria condição de diáspora e das suas experiências sociais em espaço urbano, a partir de cidades como Lisboa, Mindelo e Londres.
Irineu Destourelles estudou na Willem de Kooning Akademie, Roterdão e na Central St. Martin’s College of Art and Design, Londres. O seu trabalho integrou exposições na Casa África, Las Palmas e na Fondazione Giorgio Cini, Veneza, e foi projetado no ICA, Londres e Hangar Bicocca, Milao, entre outros. Atualmente vive e trabalha entre Edimburgo e Londres.
Actualidad, 01 oct de 2019
#loquehayquever en Portugal: arquitectura, fotografía y performance internacional
Por Paula Alonso Poza
Dos festivales artísticos ponen el foco en Braga y Lisboa: el evento fotográfico Encontros da Imagem, el más destacado de Portugal, que reúne artistas procedentes de toda Europa, y la Trienal de Arquitectura, ...
Exposición. 19 nov de 2024 - 02 mar de 2025 / Museo Nacional del Prado / Madrid, España
Formación. 23 nov de 2024 - 29 nov de 2024 / Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (MNCARS) / Madrid, España