Descripción de la Exposición
A Galeria MOVART tem o prazer de apresentar INVISIBLE, NO LONGER - exposição individual da artista Alice Marcelino. A exposição fala-nos de histórias. A obra da artista, sempre ela política, é também ditada pelas experiencias e ambientes em que Marcelino se encontra. Aqui, por viver entre Londres e Lisboa, fala-nos de questões ligadas aos dois locais. Resiliência é o conceito que gostaríamos que retirassem desta exposição. A resiliência de uma geração no Reino Unido face a discriminação e injustiça e a resiliência que é, e que continuará a ser, necessária diariamente por parte de pessoas em Portugal silenciadas e tapadas por um manto de invisibilidade que não lhes é sistemicamente permitido retirar dos ombros. A exposição com curadoria de Maria de Brito Matias será inaugurada a 28 de Abril e ficará patente até dia 23 de Junho de 2022 na galeria MOVART, em Lisboa.
MOVART Gallery is pleased to present INVISIBLE, NO LONGER - a solo exhibition by the artist Alice Marcelino. The exhibition tells us about stories. The artist's work, always political, is also dictated by the experiences and environments in which Marcelino finds herself. Here, living between London and Lisbon, she tells us about issues linked to both places. Resilience is the concept we would like you to take from this exhibition. The resilience of a generation in the UK in the face of discrimination and injustice and the resilience that is, and will continue to be, needed on a daily basis by people in Portugal who are silenced and covered by a cloak of invisibility that they are not systematically allowed to remove from their shoulders. The exhibition curated by Maria de Brito Matias will open on April 28th and will be open until June 23rd 2022 at MOVART gallery, in Lisbon.
ALICE MARCELINO
Nascida em 1980 em Luanda, Angola Alice Marcelino é artista visual trabalhando principalmente com fotografia. Vive e trabalha entre Londres e Lisboa. Alice Marcelino formou-se na East London University em 2016 com um BA (Hons) em Fotografia e está a estudar um mestrado em Digital Media na Goldsmiths University em Londres. Seu trabalho explora cultura, tradição, migração e identidade, refletindo sobre seu significado em nosso mundo globalizado em constante mudança.
Galeria MOVART
O projeto MOVART nasceu em 2015 com o propósito de promover exposições experimentais e itinerantes, na cidade de Luanda e fora desta. Em 2017, instalou-se num espaço permanente na Marginal de Luanda. A missão da MOVART é garantir que o mundo conheca a arte contemporânea que é produzida em países do continente africano e por artistas das diásporas africana e lusófona. A galeria representa IHOSVANNY, KEYEZUA, KWAME SOUSA, MÁRIO MACILAU, RITA GT, FIDEL ÉVORA e THÓ SIMOES, desenvolve projetos e colaborações regulares com outros artistas. No final de 2020, a MOVART abre um novo espaço em Lisboa e desenvolve um programa que visa articular as duas galerias e continentes. A MOVART Luanda passa a ser focada em projetos de residência artística e na descoberta de talentos e a MOVART Lisboa dedicada à promoção de projetos expositivos que permitem apresentar novos nomes e apoiar a internacionalização do programa da galeria. A MOVART tem participado regularmente em feiras internacionais, tais como a 1:54 Contemporary African Art Fair (Nova Iorque), Scope International Art Show (Miami Beach), FNB Joburg Art Fair (Joanesburgo), London Art Fair (Londres), AKAA Fair (Paris), ARCOMadrid e ARCOlisboa. Conta com mais de 40 projetos realizados em diferentes formatos, desde exposições pop-up a projetos comissariados, que foram apresentados em espaços incomuns, temporários ou institucionais, nas cidades de Luanda, Lisboa, Paris e Nova Iorque. Além do programa de exposições, residências e feiras de arte, a MOVART presta serviços de consultoria a coleções privadas e corporativas, desenvolve e produz projetos culturais para organizações públicas e privadas.
Exposición. 13 dic de 2024 - 04 may de 2025 / CAAC - Centro Andaluz de Arte Contemporáneo / Sevilla, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España