Descripción de la Exposición
A obra de Jotta está inseparavelmente ligada ao interior – à sua casa, que como uma grande obra de arte se assemelha a uma construção algures entre o Merzbau de Schwitters, o Wunderkammer, ou a casa-atelier de Dieter Roth, repleta de coisas e obras de arte, onde é impossível distinguir o estatuto de cada uma delas, e onde também é quase impossível movermo-nos, dominada que ela está por um total horror vacui. Na exposição INVENTÓRIA, Jotta constrói um cenário invertido: o amor vacui e o vazio tornam-se o tema principal desta instalação radical. Como a artista sugere na “folha de sala” que escreveu para acompanhar a exposição, entramos num “programa de filmes à la Salle Noir” em quatro actos, um enigmático cenário de filmagens com uma última contredanse dançada num baile desconhecido, talvez na Villa Santo Sospir, talvez na Casa São Roque.
Através de uma discreta apresentação de obras suas que fazem parte da colecção de Peter Meeker (Pedro Álvares Ribeiro), assim com de intervenções site-specific, Jotta visita a velha casa que esteve abandonada durante muitos anos, agora restaurada pelos novos inquilinos e transformada num novo centro de arte contemporânea. Jotta refere-se directamente a este momento de transformação. O espaço de habitação mudou de função e torna-se gradualmente um espaço artístico, permanecendo “anti-cubo branco”, definido pela sua anterior função de morada e pelos rastos dos antigos donos que nunca conhecemos.
Exposición. 31 oct de 2024 - 09 feb de 2025 / Artium - Centro Museo Vasco de Arte Contemporáneo / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 16 nov de 2024 - 17 nov de 2024 / Bizkaia Aretoa / Bilbao, Vizcaya, España
La mirada feminista. Perspectivas feministas en las producciones artísticas y las teorías del arte