Descripción de la Exposición
Intervenção urbana APOSTO, realizada sobre fachadas azulejares de Lisboa - Portugal
Para o projeto de intervenção urbana APOSTO, desenvolvido durante o período da Residência Artística HS13rc, em Lisboa, Portugal, Fábio Carvalho, que é um apaixonado pelos azulejos antigos, tendo até mesmo um projeto paralelo de levantamento dos azulejos antigos em sua cidade natal, o Rio de Janeiro, foram criados três novos padrões de azulejo, a partir de fotos de peças da série "Delicado Desejo".
A série "Delicado Desejo" é composta por armas de fogo criadas a partir de um patchwork de diversas rendas. Como em toda a sua produção, Fábio Carvalho procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, propondo uma discussão sobre estereótipos de gênero.
Os novos padrões foram impressos a laser em papel, e depois os azulejos de papel foram aplicados com cola de amido em fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta nestas fachadas, por deterioração ou roubo. Nenhum azulejo original foi coberto pelos de papel. Em alguns casos, foram criados padrões específicos, visando um maior diálogo entre o padrão original e o criado pelo artista.
Procurou-se aplicar os azulejos de papel da melhor forma possível para se integrarem aos azulejos já existentes nas fachadas. Desde que começou a ir à Lisboa com regularidade, a partir de 2011, o artista ficou interessado pelos “remendos” errados que as pessoas fazem nas fachadas de suas casas, usando padrões diferentes dos originais para completar os buracos que vão aparecendo. Isto foi um dos pontos de partida para o desenvolvimento desta intervenção urbana.
Nesta ação, que Francisco Queiroz, Doutor em História da Arte, professor na Escola Superior Artística do Porto, e consultor na área da Reabilitação de Centros Históricos, afirmou na página do facebook do projecto SOS Azulejo (Portugal), seria uma "outra forma de chamar a atenção "para o constante problema de roubos e perdas de azulejos nas fachadas da cidade", nesta despudorada violação do patrimônio histórico público, podemos também ver uma analogia com a banalização da violência e da falta de valor da vida humana em nossos dias.
No total, durante 35 dias 300 azulejos de papel foram aplicados em 45 pontos de intervenção. Os azulejos de papel, ao mesmo tempo que causam um certo estranhamento ao olhar, podem ser por vezes facilmente confundidos com os azulejos originais.
Esta é a segunda vez em que o artista realiza um projeto de intervenção urbana naquela cidade. Ano passado Fábio Carvalho fez uma outra intervenção urbana, chamada “Migração Monarca”, durante as tradicionais Festas dos Santos Populares de Lisboa.
Os projetos de arte urbana de Fábio Carvalho atuam como pequenas inserções, peças que invadem o espaço quase como um parasita. As peças aparecem mais por tensionarem o que já está lá, em vez de impor-se de cima para baixo a um espaço. As peças exigem uma certa intimidade para entrar em ação. Eles permanecem dormentes até que você as ative com o seu olhar. Eles não gritam - sussurram.
sobre o artista: Fábio Carvalho é um artista plástico carioca (Rio de Janeiro | Brasil) em atividade desde 1994 (13 exposições individuais e mais de 140 coletivas). Participou dos mais importantes projetos de levantamento de produção de arte emergente no Brasil nos anos 1990, como Antarctica Artes com a Folha, Salão MAM-Bahia de Artes Plásticas, Rumos Visuais - Itaú Cultural, Projéteis Funarte de Arte Contemporânea - RJ, Salão Nacional de Artes de Goiás e Salão Nacional de Artes Plásticas - MAM - RJ, entre outros. Fez exposições por quase todo o país, e já integrou mostras na Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, Equador, EUA, Hungria, Peru, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Rússia.
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Urban intervention APPOSITION - Lisbon - Portugal
The urban intervention "Apposition" was developed during the period of the Artist in Residence HS13rc in Anjos, Lisbon, Portugal. For this urban intervention project, Fábio Carvalho, who is an antique "azulejos" (wall tiles) fanatic, and even has a side project of surveying the old tiles in his home town, Rio de Janeiro, created three new wall tile patterns, from pictures of pieces from the artist's "Dainty Desire" series. The "Dainty Desire" series is composed of fire guns made by a patchwork of different laces.
As usually in his work, Fabio Carvalho seeks to question the conventional idea that strength and weakness, virility and poetry, masculinity and vulnerability cannot coexist, proposing a discussion on gender stereotypes.
The tile patterns were laser printed on paper in large quantities, then the paper tiles were applied with starch glue on the facades of buildings in Lisbon, where the original tiles were already missing on these facades, by decay or theft. No real tile were covered by the paper tiles. It has been tried to apply the paper tiles as well as possible to integrate them with the existing tiles on the facades. In some cases, specific paper tile patterns were created, designed to better dialogue with the original tile pattern.
Since Fábio Carvalho started in 2011 to go to Lisbon on a regular basis, the artist became highly interested on the wrong "patches" people make on their houses' facades, using tiles with decorative patterns that are different from the original patterns to complete the empty spaces that appear on the facade. This was one of the starting points for the development of this urban intervention.
In total, during 35 days 300 paper tiles were applied on 45 points of intervention. The paper tiles, while causing a certain awkwardness to the eye, can be sometimes confused with the original tiles. This is the secound time Fábio Carvalho is back to Lisbon doing and urban art intervention. In june 2014 he did the “Monarc Migration” intervention.
Fábio Carvalho's urban art projects act as small insertions, pieces that invade the space almost like a parasite. The pieces appear mostly by tensioning what is already there, rather than imposing themselves top down to a space. The pieces require a certain intimacy to get into action. They remain dormant until you activate them with your look. They do not shout - they whisper.
In this action, that Francisco Queiroz, PhD in Art History, professor at the Arts School of Porto University, and Consultant on the rehabilitation of historic centers, said on the SOS Tile project's facebook page (Portugal) the Apposition series would be "another form of drawing attention "to the constant problem of theft and loss of tiles in the city's facades". In this shameless violation of the public heritage, we can also see an analogy with the banalization of violence against people, and the lack of value of the human life nowadays.
about the artist: Fábio Carvalho is a Brazilian artist (Rio de Janeiro), with 13 solo shows and more than 110 group exhibitions. Carvalho has joined shows all over his country, and also in Argentina, Cuba, Czech Republic, Ecuador, Germany, Portugal, Russia, UK and USA. Over 70 of his works are in private and public collections in Brazil and abroad.
Exposición. 12 feb de 2015 - 31 dic de 2016 / Residência Artística HS13rc / Lisboa, Portugal
Exposición. 12 feb de 2015 - 31 dic de 2016 / Residência Artística HS13rc / Lisboa, Portugal
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