Descripción de la Exposición
Noticia en Agencia EFE
PORTUGAL SURREALISMO
Ibero-américa protagonista no "Internacional Surrealism Now" de Coimbra
EFEGuarda (Portugal)16 jan 2018
A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolherá no final deste ano contará com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos.. EFE/ Santiago Ribeiro
A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolherá no final deste ano contará com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos.. EFE/ Santiago Ribeiro
A exposição "Internacional Surrealism Now 2018" que a cidade de Coimbra acolhe no final deste ano vai contar com 107 artistas de 45 países, muitos deles em representação de países ibero-americanos.
A mostra, que nasceu em 2010 e que exibiu as suas obras em países da Europa, América ou Ásia, contará para a edição de Coimbra com os artistas surrealistas espanhóis Agim Goleiro, Ana Pilar Morales ou Asier Guerrero.
Para além de pintores e escultores brasileiros e portugueses, também foram selecionados os venezuelanos Álvaro Mejías e Efrat Cybulkiewicz, os cubanos Naiker Roman e Carlos Sablón, o colombiano Héctor Toro, o chileno Pedro Díaz Cartes e o hispano-marroquino Yamal Din.
Será "a maior exposição de arte surrealista do século XXI do mundo", que acolherá áreas como o desenho, pintura, fotografia, arte digital ou a escultura, segundo avançou hoje à EFE o promotor da iniciativa, o artista português Santiago Ribeiro.
Este pintor português logrou promover o surrealismo do século XXI durante a última década mediante exposições organizadas em países como a Alemanha, Rússia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Japão, Brasil ou Portugal, entre outros.
Para levar esta arte ao maior número de pessoas possíveis, recentemente decidiu provocar o público com fotos do seu trabalho em lugares de referência, como Times Square em Nova Iorque.
Em sequências de três minutos, as pinturas surrealistas de Ribeiro foram mostradas até ao passado dia 31 de dezembro em telas gigantes da cidade americana, onde "dezenas de milhares de pessoas puderam ver".
Ribeiro concebeu o movimento Internacional Surrealism Now em 2010 em Coimbra com uma grande exposição organizada por Bissaya Barreto.
Segundo explicou, esta mostra é fruto da "união de vários movimentos artísticos em prol de um objetivo: a liberdade".
"A liberdade verdadeira, porque no surrealismo do século XXI não necessitamos pensar todos da mesma maneira, podemos pensar como queiramos", assegurou o pintor.
Por isso, Santiago Ribeiro considera que, para ele, Salvador Dalí foi um exemplo do movimento surrealista da sua época, já que "deu continuidade ao surrealismo sem estar preso a André Breton", que foi fundador deste movimento e que durante o século XX quis marcar a tendência mundial em torno do surrealismo.
Actualidad, 21 nov de 2018
#loquehayquever en Portugal: arte asiático, abstracción española y creación emergente
Por Paula Alonso Poza
El Museo Coleção Berardo, el MAAT y el Museo de Serralves se sitúan a la cabeza de nuestra selección mensual con destacadas muestras nacionales e internacionales. Hay, además, propuestas que tienden puentes con otras colecciones ...
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España