Descripción de la Exposición
Para esta primeira exposição individual na Kubikgallery, Juraj Kollár incorpora um conjunto de trabalhos que demonstram o seu percurso dos últimos anos, numa seleção de obras que revelam um contraste entre a figuração e abstração, como se o seu olhar captasse o momento exato da sua experiência.
Intermittent Signal convida o visitante a procurar atentamente e a olhar melhor, pois as peças que habitam este espaço apresentam-se intermitentes. A pintura figurativa é aqui interpretada e percebida como uma realidade descontinuada, que se mistura com o irreal e com o abstrato, deixando margem para cada indivíduo fruir e decifrar os segredos de cada pintura. Juraj Kollár, transmite aqui sinais visuais, pistas até, para construirmos uma experiência visual e sensorial pelos olhos do próprio artista.
Os gestos que podemos identificar em cada retrato, sugerem uma ação que acaba por nos levar além do simples sujeito retratado, fazendo-nos refletir mais aprofundadamente sobre a pintura sem saber ao certo o que na realidade estamos a experienciar. Este limiar daquilo que parece estar claro para o visitante, à primeira vista, mas que na verdade não está, é precisamente o que Juraj pretende explorar nas suas pinturas, como se estivesse perdido em busca do caminho mais verdadeiro.
As paisagens de Juraj, transparecem ainda mais esta sensação de procura por algo mais claro e mais equilibrado, provocando uma experiência sensorial fora do normal. Aqui a linguagem intermitente do artista sobressai-se totalmente, através de um jogo de cores intensamente iluminadas e assemblages secretas que juntas ofuscam a nossa perceção da paisagem.
Intermittent Signal permite-nos desfrutar de um conjunto de pinturas enigmáticas que desafiam a nossa natural perceção de uma simples paisagem ou retrato.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España