Descripción de la Exposición
A Galeria Berenice Arvani apresenta, em 26 de abril de 2016, a partir das 19h30, a exposição "Infinito Olhar", do artista e monge beneditino Carlos Eduardo Uchôa. Sob curadoria de Daisy Peccinini, a mostra reúne pinturas e fotografias inéditas que, através de mestria e sensibilidade, cruzam a fronteira estética e ganham dimensão espiritual.
As pinturas da série "H" de Uchôa são capazes de arrebatar o espectador a emoções e sensações que incluem sua prória existência. São criadas num processo artístico que envolve silêncio, oração, meditação e contemplação. São pinturas sofisticadas que trazem uma relação madura com as cores, alternando brancos, azuis e diversas tonalidades de cinza, em sutis variações cromáticas. Pinturas de camadas, reveladas por gestos de pinceladas sobre telas telas retangulares de orientação vertical. Nesta série, Carlos Eduardo Uchôa estabelece ainda harmonia entre duas qualidades antagônicas: a construção e a expressão, entre o que é espontâneo e o que é disciplinado.
Na série de oito fotografias, que mais parecem pinturas, intitulada "Reflexões", o monge tem como fio condutor temático o estado da matéria: sólido, líquido e gasoso; da água, terra e do ar. Ao captar estados da natureza, Uchôa condensa a experiência humana no mistério da própria existência e da constante transformação do mundo.
Ao recorrer ao mito do infinito, dos estados naturais e das emoções, o artista busca nas raízes do inconsciente e do instinto metáforas e sutilezas do visível, que transitam nas bordas do metafisíco e do sagrado.
Premio. 27 ene de 2025 - 10 mar de 2025 / Vitoria-Gasteiz, Álava, España
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España