Descripción de la Exposición
A exposição reúne uma série de imagens realizadas pelo arquitecto e pesquisador Juan Cabello Arribas que questionam a função da arquitectura na actualidade e propõem novas maneiras de habitar o planeta em consonância com a natureza, o universo, a arte e o saber. Nestas imagens a arquitectura aparece em forma de MÁQUINAS AMBIENTAIS, ou seja: “Geradores energéticos instalados no Ambiente, capazes de provocar transformações de impacto favorável sobre as comunidades onde se localizam, criando atmosferas estáveis em contínuo estado de transformação, de modo a garantir a sua viabilidade no tempo”. (JCA)
Através de imagens que evocam cenários utópicos, Juan Cabello Arribas revela- nos novas possibilidades de pensar a Arquitectura como uma rede de sistemas de controle atmosférico que promovem a autogestão dos ecossistemas habitados, regulando a temperatura, a humidade a qualidade do ar e da água, assim como os aspectos socioeconómicos que caracterizam as comunidades que ali habitam.
Juan Cabello Arribas Arquitecto (1998) e Doutor (2010) pela Universidade Politécnica de Madrid, actualmente vive em Madrid, onde é Professor de Projecto no Bachelor in Architectural Studies na IE University Madrid. Entre 2010 e 2020 viveu em São Paulo, onde era professor na FAU-Santos e na UNIP e coordenador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (HabitaFAUS) na FAU-- Santos. Desenvolve o projecto de pesquisa “Como reconhecer uma máquina ambiental’, estudando o comportamento sócio-ambiental das comunidades palafíticas da cidade de Santos. Post-Doutorado pela PUC-Rio, sobre a vida e obra do arquitecto carioca Sérgio Bernardes, como inventor de um novo paradigma ambiental.
Formación. 01 oct de 2024 - 04 abr de 2025 / PHotoEspaña / Madrid, España